Sara Naves Sousa, docente do curso de licenciatura em Imagem Animada da Escola Superior de Educação e Comunicação da UAlg, venceu o prémio especial do júri Vasco Granja, no Festival Internacional de Animação “Monstra 2024”, pela sua curta-metragem de animação “Estado de Alma”.
A cerimónia de entrega dos prémios realizou-se no passado dia 17 de março, no Cinema São Jorge, em Lisboa.
Com realização e argumento da docente Sara Naves, “Estado de Alma”, é uma curta-metragem de animação, com duração de 12 minutos, que conta a história de Alma, uma mulher que “acorda todos os dias com uma nova condição, sofrendo as mais variadas transformações físicas que refletem os seus sentimentos de inadequação e a impedem de seguir uma rotina diária normal. A cada dia que passa, Alma sente-se gradualmente mais só e afastada de todos”, lê-se na sinopse do filme.
A MONSTRA – Festival de Animação de Lisboa surgiu em 2000 e tem como objetivo celebrar a transversalidade artística, promover o encontro entre pessoas de diferentes artes e transmitir novos olhares estéticos, usando como base o Cinema de Animação.
“A MONSTRA é já considerado um evento de destaque no panorama cultural lisboeta, nacional e internacional. Temos como objectivo conquistar novas cidades do país e continuar a alcançar divulgação a nível internacional. Mas queremos, essencialmente, continuar a conquistar o olhar, a mente e o coração de muitas crianças, jovens e adultos, esperando que se juntem ao quase um milhão que ao longo destes 20 anos viram cinema pelo “olhar” da MONSTRA e da MONSTRINHA”, afirma Fernando Galrito, diretor artístico do Festival de Animação de Lisboa.
Leia também: Real Tuna Infantina da UAlg conquista 4 prémios no Festival de Tunas Mistas de Coimbra