“Continuamos a convidar as pessoas a conhecerem o Algarve, o seu património e a sua história nestas iniciativas ao ar livre por toda a região”, sublinhou à Lusa o coordenador cultural do projeto, Pedro Bartilloti.
O coordenador da iniciativa destacou que a programação é “diversificada e gratuita” acontecendo em “monumentos, sítios históricos e em locais não convencionais”, sendo muitas dinamizadas por artistas locais.
“O grafite” é o tema da oficina de arte dinamizada por Dário Silva (conhecido como Sen) a 16 de agosto na Biblioteca Municipal de Olhão, local que, no dia 23, recebe a oficina “Técnicas de Cor – Utilização do Lápis de Cor” por Andreia Arrais.
A 19 de agosto, o Forte do Beliche, em Sagres, apresenta a exposição de artes plásticas “Criações do Vento”, que integra obras de oito artistas residentes em Vila do Bispo e é inspirada na relação emocional que “une os seus criadores a este território e às suas gentes”.
No dia 21, o projeto multidisciplinar “Eis o Algarve” – uma fusão de música, dança e multimédia – navega até à ilha da Culatra (Faro) para uma homenagem ao passado da região, num espetáculo onde o acordeão é o ponto central.
Esta viagem audiovisual pelas artes tradicionais do povo algarvio passa também pelo Forte do Beliche no dia 28 de agosto.
Em Vila Real de Santo António, o Centro Cultural António Aleixo é o palco de duas iniciativas do Guadiana Jazz: “All About Jazzy”, no dia 22, e “Leon Meersalz”, no dia 29.
A vila fronteiriça acolhe ainda o passeio pedestre de interpretação da paisagem “Final do dia na Safra Sal – caminhada cultural pelas salinas” com o produtor de sal Jorge Filipe Raiado e salineiros no dia 28 de agosto.
As noites de verão convidam a “Cinema na Rua” e o Cemitério Antigo de Cacela Velha (Vila Real de Santo António) abre as suas portas no dia 27 agosto, para exibir o documentário “Honeyland – A Terra do Mel”, de Tamara Kotevska.
Paderne (Albufeira) recebe mais um “Geo Palcos” no dia 28 de agosto, com as vozes de Paulo Fernandes e Cristina Chaves.
Os eventos do Bezaranha são gratuitos, mas sujeitos a limitação de lugares ou marcação prévia. Toda a programação pode ser consultada na página de Internet do projeto em www.bezaranha.pt
O projeto “Bezaranha — Há ventos que vem por bem!” junta os 16 municípios e a Direção Regional de Cultura do Algarve, com mais de 200 iniciativas culturais até ao final do ano.