
O Dia Nacional dos Centros Históricos assinala-se esta quarta-feira, 28 Março, e o Museu Municipal de Olhão – Edifício do Compromisso Marítimo associa-se, mais uma vez, à efeméride, e convida o público a participar numa visita guiada ao Centro Histórico da vila cubista. A actividade está marcada para as 15 horas, com saída do Museu.
A zona histórica de Olhão desenvolve-se entre a Barreta, formada pelos núcleos do Gaibéu e do Manuel Lopes (a poente) e o Bairro do Levante (a nascente).
É caracterizada pela disposição irregular do casario branco, rematado por açoteias onde se elevam os mirantes e contramirantes, imprimindo-lhes um aspecto único.
Também a diversidade de recantos, becos, ruelas e travessas, com janelas e portas debruadas com platibandas são a característica mais profunda desta zona, através da qual vale a pena um passeio demorado.
O Dia Nacional dos Centros Históricos é celebrado desde 1993 e comemora-se a 28 de Março por ser a data de nascimento de Alexandre Herculano, um defensor do património nacional. A iniciativa é da Associação Portuguesa de Municípios com Centro Histórico.
O Município de Olhão, com o seu Centro Histórico, associa-se a este evento.
As inscrições para esta visita guiada deverão ser efetuadas através do número 289 700 103, ou do correio electrónico [email protected].