Cerca de duas dezenas de pessoas estiveram presentes, esta sexta-feira, no auditório da Biblioteca Municipal de Tavira, para o lançamento do livro “Liz, A avó conta histórias”, de Silvina Coelho Patrício.
A autora, que trabalha como gestora na área da saúde, aproveitou as histórias que contava aos filhos antes de adormecerem para as editar em livro. “Andava durante o dia a apontar as histórias para, à noite, contar aos meus filhos, que são as minhas musas inspiradoras”, diz a autora.
Silvina Coelho Patrício é casada, tem 3 filhos e actualmente ainda conta histórias à filha mais nova. “Este é um livro com um lado bastante sentimental”, confessa.
O livro faz parte de uma série de sete contos infantis. O primeiro foi escrito “há mais ou menos 26 anos” e o próximo, que dará seguimento à história da “Avó e da Liz e das aventuras na Floresta do Bailadoiro, de um crocodilo vegetariano e de um coelho orelhudo e de muitos mais animais”, vai ser lançado entre os próximos meses de Maio e Junho.
“Para mim este livro significa uma espécie de libertação, um pouco do regresso à infância, o recuperar um bocadinho da inocência perdida”. Silvina Coelho Patrício, natural de Leiria e apaixonada por Tavira, contou que escreveu o livro à mão e que, apesar de ainda não ter lançado todos os livros desta série, já prepara outros de cariz juvenil.
A apresentação do livro ficou a cargo de Maria José, ex-profissional na área da educação, que lamenta o facto de “a educação em Portugal” estar “de rastos”. Maria José afirma que “os livros na área educativa no nosso país não têm uma linguagem adequada para o perfeito entendimento das crianças e esta é uma história simples, que nas entrelinhas podemos tirar ilações sobre o comportamento dos adultos, que às vezes não valorizam as histórias infantis”.
A cerimónia terminou com a declamação de poemas e uma actuação de violino e contou ainda com a presença de Ana Paula Fernandes Martins, vice-presidente da Câmara de Tavira e do vereador Jorge Corvo.
(Com Ricardo Claro)