O Calçadão Nascente de Quarteira foi palco de um concerto original, no dia 20 de Agosto, onde a voz da fadista Katia Guerreiro se uniu à harmonia instrumental da Orquestra Clássica do Sul, dirigida pelo Maestro Rui Pinheiro.
Numa noite quente de Verão, com a Praia de Quarteira como pano de fundo, foram muitos os turistas que quiseram assistir ao momento musical singular onde todo o sentimento transmitido pelo Fado, na voz de uma das mais prestigiadas fadistas do momento e dos seus músicos (Pedro de Castro, na guitarra portuguesa, André Ramos, na viola, e Francisco Gaspar, na viola baixo), foi acompanhado pela Orquestra Clássica do Sul, cujo trabalho é uma referência nacional.
Este foi um concerto integrado no Festival Caixa a Sul, que apresenta uma diversidade de espectáculos nas regiões do Algarve e Alentejo. A programação do evento incluiu desde a música clássica à música de dança, cante alentejano e canto lírico.
Recorde-se que a Orquestra Clássica do Sul nasceu em 2013 e tem como objectivo a promoção e a divulgação da música erudita, junto de diferentes públicos, num espaço geográfico de actuação agora mais amplo e diversificado que se alarga ao Alentejo, Península de Setúbal e Andaluzia, no sul de Espanha.
Depois do espectáculo de Mariza, em Loulé, este concerto constituiu o segundo momento da programação do Loulé Summer, promovido pela autarquia louletana.