“Não Sei Dizer Como Procuro Ser Noite” é como se intitula o primeiro livro de poesia do tavirense Nuno Casimiro, A obra foi apresentada, no passado mês de maio, na Biblioteca Álvaro de Campos em Tavira.
Conforme explica o autor, “é um trabalho 100% da nossa terra – escrito por mim, editado pelo Professor Pedro Jubilot (Canal Sonora) e financiado pela Casa Álvaro de Campos de Tavira”.
“A obra destina-se a toda a gente”, afirma Nuno Casimiro, acrescentando que nos textos tenta abordar “a nostalgia, a leviandade, a aspereza, a felicidade efémera, a busca pelas respostas mais escondidas e pela identidade, entre outras coisas, muitas vezes auxiliado pelas margens intransitáveis do rio Gilão. De certa forma são esses momentos a sós, de frente para o curso da água, que retransformam tudo o que alguma vez se pensou”.
“Não creio que seja um trabalho inacessível para alguém. Apenas necessita do interesse pela poesia e da sintonia (ou mesmo da dessintonia) na forma de pensar, para que as palavras ganhem outro simbolismo”, destaca o poeta.
Sobre Nuno Casimiro
Nuno Casimiro cresceu em Santa Luzia, mas vive em Tavira há muitos anos, onde frequentou o Ensino Básico e o Secundário e exerce a profissão de assistente comercial no ramo da mediação de seguros.
Criou o blogue À Beira da Lua durante a adolescência, onde publicava periodicamente pensamentos soltos sobre o dia a dia, e onde continua a publicar as suas poesias.
Quando ingressou na Faculdade de Letras, em Lisboa, começou a interessar-me cada vez mais pela literatura e pelos processos de escrita.
A poesia foi sempre a vertente que falou mais alto e, no final de 2020, conseguiu alcançar uma voz com a qual se identificou muito, que se refletiu num processo de escrita muito produtivo, culminando neste livro, intitulado “Não Sei Dizer Como Procuro Ser Noite”.
Este livro é composto por 18 poemas, acompanhados e conectados por 4 gravuras pensadas e desenhadas por Rosalinda Rita.
O livro custa seis euros e pode ser adquirido diretamente ao autor, no Canal Sonora e na Casa Álvaro de Campos em Tavira.