Organizado pela Associação Inconsciente Colectivo a 4ª edição do Festival Internacional de Cinema e Saúde Mental (FICSAM) irá decorrer no Museu Municipal de Faro nos dias 7, 8, 9 e 10 de Outubro.
Este evento pretende, através das artes, nomeadamente o cinema, contribuir para sensibilizar o público em geral para as questões relacionadas com a saúde mental dos indivíduos, combater o estigma e a discriminação associada a este tipo de problemáticas e contribuir para promover os direitos humanos das pessoas com doença mental.
O FICSAM é uma iniciativa que decorre anualmente paralelamente às comemorações do Dia Mundial da Saúde Mental, que se realizam a 10 de Outubro.
Entre a exibição de curtas e longas metragens de ficção, documentário, animação e videoclipe e de filmes realizados em escolas nacionais e internacionais, o público poderá visitar as exposições nos claustros do museu e ainda participar num Workshop.
Festival promove conhecimento aprofundado na área do cinema
Inserido no FICSAM está o “Workshop Intensivo de Cinema Digital”, um curso intensivo e itinerante, que Faro recebe nos dias 7, 8 e 9 de Outubro.
São 16 horas de formação dirigidas a todos que pretendam compreender a ligação entre a fotografia e o vídeo digital e adquirir conhecimentos essenciais que qualquer profissional que trabalhe com captação de imagem digital deve possuir.
O produto final de cada workshop poderá ser utilizado pelos artistas convidados para promoção e divulgação do seu trabalho e pelos participantes do Workshop como parte dos seus portefólios.
Este workshop tem um número máximo 15 participantes e um custo de 80 euros, se for adquirido até 1 de Outubro, a partir de 1 de Outubro o valor sobe para os 100 euros. As inscrições podem ser feitas através do site Arte Digital.
O formador é Diogo Pessoa de Andrade, cineasta e técnico de audiovisuais e multimédia. Estudou realização no Observatório de Cine em Barcelona e frequentou o Mestrado em Estudos Cinematográficos na Universidade Lusófona.
Em 2002 começou a trabalhar no sector audiovisual como realizador, técnico e criativo. Em 2006 iniciou actividade como formador certificado e consultor em produção audiovisual e multimédia e desde então lecciona em escolas da especialidade e dá formação em empresas públicas e privadas. Como criador produz publicidade, reportagem, documentário e ficção.
Consulte abaixo os horários do workshop.
Sexta-feira 7 de Outubro das 18 às 21 horas;
Sábado 8 de Outubro das 14 às 19 horas;
Domingo 9 de Outubro das 10.30 às 13.30 horas e das 14.30 às 19.30 horas.