O Conservatório de Música de Olhão organiza pela primeira vez Ciclos de Conferências. O primeiro, intitulado “Encontro com os Mestres”, decorre no Auditório João Charrão, no Conservatório de Música de Olhão, no dia 5 de Novembro, pelas 17 horas.
O projecto pretende ser um complemento à apreciação musical de forma a tornar um mero ouvinte num ouvinte crítico e conhecedor. As conversas são direccionadas para estudantes e professores de música mas também a toda a comunidade que pretenda expandir conhecimento na área.
Nestes encontros a música será apresentada ao vivo e abordada por várias épocas, géneros, estilos e proveniências geográficas e culturais, numa forma abrangente, atractiva e interactiva. Os ciclos de conferências propõe temas que diversos como: Escutar os Clássicos; O símbolo na música clássica; Melodia e harmonia – linha e perspectiva (profundidade) na arte dos sons. Como ao longo dos últimos 1000 anos as necessidades dos compositores e do público foram modelando a matéria-prima com a que trabalham os músicos; O Timbre- Diferentes tipos de Sons que funcionam como as diversas cores de um quadro… A Orquestra de Haydn, Beethoven, Berlioz, Strauss, Debussy, Ravel… Stravinsky, Messiaen, Berio, Penderecki… Uma volúpia de sons para descobrir ; Viagem ao interior de uma grande obra; entre outros.
As conferências serão preparadas pelo orador Roberto Alejandro Pérez , nascido em Buenos Aires em 1958, cidade onde estudou piano e composição com os mestres Zbigniew Neuhoff e Jacobo Ficher.
Licenciado em Direcção de Orquestra pela Faculdade de “Artes y Ciências Musicales” da Universidade Católica Argentina, trabalhou na Universidade Federal da Bahia. Veio para Portugal em 1988. Desde então vem desenvolvendo uma carreira como pedagogo, maestro, compositor e escritor.
Actualmente é professor na Escola Superior de Música de Lisboa, no Conservatório Regional do Baixo Alentejo, e coordenador da área artística do CEDIM.
A entrada nos ciclos de conferência é gratuita.