A Universidade do Algarve vai celebrar a Abertura do Ano Académico 2021/22 com um concerto da Orquestra Clássica do Sul, esta sexta-feira, pelas 21:00, no Grande Auditório do Campus de Gambelas.
A iniciativa, que é aberta a toda a comunidade académica e à população em geral, pretende dar as boas-vindas aos novos alunos, assegurando, assim, a sua plena integração não só na vida universitária, mas também cultural das cidades e da região que os acolhe.
A Orquestra interpretará obras de autores como Mozart, Dvorák e Beethoven e será dirigida pelo jovem maestro Martim Sousa Tavares.
O concerto é de entrada livre, mas está sujeita à lotação da sala. Para acesso ao concerto é obrigatório o uso de máscara e apresentação de certificado digital covid-19 ou teste negativo realizado nas 48 horas anteriores ao espetáculo.
Sobre a Universidade do Algarve:
A Universidade do Algarve (UAlg) tem atualmente cerca de 9 mil estudantes, 19% dos quais internacionais, oriundos de mais de 84 nacionalidades, onde se destaca o Brasil, país com maior representatividade, ultrapassando os 700 estudantes.
Com 42 anos de existência, aparece pela quarta vez no ranking do Times Higher Education (THE) Young University Rankings 2021, que analisa o desempenho de instituições de ensino superior criadas há 50 anos ou menos, destacando-se no indicador que avalia a projeção internacional.
O Shanghai Ranking’s Global Ranking of Academic Subjects 2021 selecionou a Universidade do Algarve em seis áreas científicas: Gestão Turística e Hospitalidade (posição 76-100); Oceanografia (posição 151-200); Ecologia (posição 301-400); Ciências Agrárias, Ciências da Terra e Ciências Farmacêuticas (posições 401-500).
Em 2020 integra pela primeira vez o Times Higher Education Impact Rankings, que avalia o desempenho e contributo das universidades para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, colocando-se na posição 201-300, entre 766 Instituições de Ensino Superior, de 85 países, que cumpriram os requisitos de inclusão.
A UAlg oferece cursos de formação inicial e pós-graduada, nas suas diversas áreas de formação: Artes, Comunicação e Património; Ciências Sociais e da Educação; Ciências e Tecnologias da Saúde; Ciências Exatas e Naturais; Economia, Gestão e Turismo; Engenharias e Tecnologias.