O artista plástico e performer Pedro Leal vai realizar um workshop de construção de máscaras este sábado, entre as 15:00 e as 19:00, no Mercado da Ribeira, em Tavira, no âmbito do programa cultural “Central Artes – Programação Cultural em Rede”.
A ação, com um número máximo de 15 participantes, destina-se a crianças maiores de 7 anos acompanhadas de um adulto.
“Neste mundo, o Homem criou formas mágicas, míticas, ritualistas e lúdicas, escondendo-se durante a noite atrás de disfarces, a que chamou Máscaras. Para a mais perfeita expressão, esse Homem aperfeiçoou os caracteres estéticos da máscara, individualizando a sua fabricação, estudando o seu impacto no grupo social a que pertencia, adaptando-as aos diversos aspectos das forças sobrenaturais e demoníacas, que julgava descobrir e conhecer. Deste modo criou uma variada morfologia entre diversas culturas que se multiplicaram. O que é o Homem senão ‘múltiplas máscaras’ com diferentes expressões…”, pode ler-se no comunicado de imprensa enviado pela autarquia tavirense.
No domingo, pelas 17:00, decorre, no Jardim de São Francisco, a performance/instalação “Passagem” pela PIA – Projectos de Intervenção Artística, CRL.
Uma performance que conta a história de “Quatro velhos viajantes que caminham por entre um universo de objetos suspensos, onde através das memórias do passado, que lhes embrulharam a vida, encontram o início de uma nova jornada, contemplada por uma instalação sob forma de Interferências poéticas, que exploram no lugar-comum o que de nele melhor existe, a sua multiplicidade de sensações e sentidos, tornando-a única pelo meio que a envolve, emergindo-a do esquecimento e da rotina, transformando-a num efémero lugar de contemplação”.
Trata-se de um projeto que surge com o intuito de valorizar a intervenção artística em espaço público e o transformar num verdadeiro palco privilegiado à poesia visual. Matizada pelo branco e vermelho, engloba uma performance de teatro físico em andas, recorrendo às formas animadas/máscara e uma Instalação criada inteiramente, através da recolha e reutilização de objetos e desperdícios têxteis que aqui ganham uma nova forma e vida, mantendo guardadas, no entanto, as suas histórias”.
Esta programação insere-se no “Central Artes – Programação Cultural em Rede”, iniciativa conjunta de cinco municípios do Algarve Central, no seguimento de uma candidatura realizada ao CRESC Algarve 2020 (Programa Operacional Regional do Algarve), instrumento financeiro, com fundos comunitários, que visa o apoio ao desenvolvimento do Algarve.
Ficha Técnica e Artística
Produção: PIA – Projectos de Intervenção Artística, CRL
Autoria, Direcção Artística e Conceção Plástica: Pedro Leal
Direcção de Produção e Audiovisuais:Helena Oliveira
Figurinos: Maria João Domingues, Olinda Cordas, Filomena Godinho
Instalação e Caracterização Especial (Máscaras): Pedro Leal
Desenho de Luz e Operação:João Nunes
Sonoplastia: Álvaro Presumido
Criação e Interpretação: Helena Oliveira, Mafalda Cabral, Ricardo Mondim, Sylvain Peker
Agradecimentos: Joaquim Batista Dias, Miguel Cabral, Ricardo Brás, Paulo Morais (vídeo), Luís Fernandes (vídeo), Luís Amarelo (interpretação), Tiago Augusto (interpretação), Filipe Couto (vídeo), Rui Rodrigues, Paulo Vargues (técnica), João Lopes (técnica) Associação de Reformados e Pensionistas de Pinhal Novo, Vidreira Pinhal Novo, Vidreira Moderna da Moita, ATA – Associação Teatral Artimanha.