
Até dia 1 de Junho estão abertas as inscrições para o Programa de Residências de Criação Artística do CECAL – Centro de Experimentação e Criação Artística de Loulé, ao qual se podem candidatar todos os artistas que trabalhem nas áreas das artes plásticas, artes performativas, música, fotografia, vídeo ou som, numa vertente que poderá ser multidisciplinar e onde serão valorizados os projectos que operem uma reflexão ou que tomem como objecto de trabalho o território plural do concelho de Loulé e do Algarve.
O júri é composto por um elemento da Câmara, um elemento da Universidade do Algarve e um elemento da área artística do projecto. O mérito do candidato, a originalidade e pertinência da proposta, o carácter inovador e experimental da proposta e a adequação do projecto ao programa são alguns dos parâmetros de análise das candidaturas.
Residências podem ser de longa ou curta duração
As residências podem ser de longa duração (três meses) ou de curta duração (até um mês), e no final de cada residência os participantes devem facultar um memorando ou um making off do processo de trabalho desenvolvido, podendo realizar-se uma exposição dos trabalhos resultantes da residência.
Apoiar a criação e divulgação artística, incentivar a investigação e experimentação artística como ferramenta de intervenção activa e dinâmica no território envolvente e estimular a interacção da comunidade artística com as populações locais são os objectivos destas residências.
Todas as candidaturas devem ser dirigidas à Câmara de Loulé (através do e-mail [email protected]), e nelas devem constar a ficha de candidatura devidamente preenchida.
CECAL apoia a criação artística
O CECAL assume-se como estrutura transdisciplinar de apoio à criação artística, sobretudo através da realização de residências artísticas. Este espaço apresenta igualmente uma programação regular de exposições que se enquadram no seu carácter experimental.