“Olhares sobre os Cuidados Paliativos” é como se intitula a exposição patente no Espaço+, em Aljezur, até ao próximo dia 15, que pretende retratar o dia-a-dia de uma equipa de cuidados paliativos hospitalares.
Os Cuidados Paliativos são cuidados de saúde adequados para todas as pessoas que enfrentam uma doença crónica, avançada e incurável. Têm como objetivo aliviar os problemas físicos, psicológicos, sociais, espirituais e reduzir o sofrimento por que passam os doentes e os seus familiares. A sua essência é a promoção da qualidade de vida e a preservação da dignidade humana até ao fim da vida.
Como resposta à falta de formação dos profissionais de saúde foi desenvolvido o projeto PALLIARE+, em parceria com o Município de Aljezur e com as equipas de Cuidados Paliativos do ACES Barlavento (Equipa Comunitária) e do Centro Hospitalar e Universitário do Algarve – Unidade Portimão (Unidade de Internamento de Cuidados Paliativos, Equipa Intra-Hospitalar e Equipa de Apoio Psicossocial). O projeto foi desenvolvido no âmbito do Mestrado de Especialização em Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública, da Escola Superior de Saúde de Beja.
Para a Organização Mundial da Saúde é imprescindível que todos os profissionais de saúde tenham formação básica (nível A) em Cuidados Paliativos, de modo a assegurar a qualidade dos cuidados no fim de vida.
Seguindo as orientações do Plano Estratégico Nacional para o Desenvolvimento dos Cuidados Paliativos foi definido como objetivo do projeto, capacitar os profissionais de saúde para a identificação de necessidades paliativas dos doentes com doença crónica e avançada. Para alcançar este objetivo foi garantida formação e treino em Cuidados Paliativos, aos profissionais de saúde da Unidade Funcional de Aljezur, durante os meses de junho e julho.
“Pretendemos que este projeto na região sirva para combater uma das maiores disparidades na saúde, o acesso aos Cuidados Paliativos, e que o concelho de Aljezur seja pioneiro na identificação do número real de pessoas que podem beneficiar de Cuidados Paliativos e que os profissionais consigam dar uma resposta (abordagem paliativa) o mais cedo possível a essas necessidades”, esclarece o enfermeiro Rui Correia.
Com o objetivo de aumentar a literacia em saúde da população, foi desenvolvida, com o apoio da autarquia, a exposição fotográfica “Olhares sobre os Cuidados Paliativos”, que pretende levar a uma reflexão da população sobre o que são os Cuidados Paliativos, desmistificar os mitos associados e elucidar para o direito que os cidadãos têm de receber estes cuidados em tempo útil, caso necessitem.