O Cinemalua, um projeto de Nuno Pinto Cardoso, leva “Bons Filmes de Sempre” ao interior algarvio, com sessões de cinema ao ar livre. A sessão que estava prevista para esta segunda-feira no Revlim de Santo António, em Castro Marim, foi adiada devido ao incêndio que hoje que deflagrou perto da localidade de Pernadeira, na freguesia de Odeleite, concelho de Castro Marim.
Nesta 3ª edição foram programadas 19 projeções distribuídas numa rede de exibição que abrange 10 freguesias de 4 concelhos do sotavento algarvio: Alcoutim, Castro Marim, São Brás de Alportel e Tavira.
As sessões têm lugar nos meses de agosto e setembro em 17 locais diferentes, sempre com início às 21:30.
Os filmes a exibir foram seleccionados pelas entidades participantes a partir de uma lista de 14 obras cinematográficas proposta pelo Cinemalua.
O projecto conta com o apoio da Direcção Regional de Cultura do Algarve (DRCAlg), do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) e das Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia dos Municípios participantes.
Aqui fica a programação que ainda pode assistir no mês de agosto:
The Kid
Título original: The Kid; Realização: Charles Chaplin; Argumento: Charles Chaplin; Fotografia: Julien Poupard; Música: Charles Chaplin; Montagem: Charles Chaplin; Direcção artística: Charles D. Hall; Produção: Charles Chaplin; Estreia: 1921
Intérpretes: Edna Purviance, Charles Chaplin, Jackie Coogan; Duração: 60 minutos; V.O.: filme mudo; M 6
Género: Comédia, drama, família
Sinopse:
Ao sair do hospital com o seu recém-nascido nos braços, uma jovem muito pobre (Edna Purviance) decide deixá-lo dentro de uma limusina estacionada em frente a uma igreja. Esperançosa de que alguém o aceite, deixa uma nota e foge, com intenção de cometer suicídio. Porém, a viatura é roubada por dois homens e, depois de uma série de peripécias, um vagabundo de bom coração (Charlie Chaplin como Charlot, a sua personagem predilecta) não vê outra solução que não seja levar o bebé para casa e cuidar dele. Cinco anos depois, a criança (Jackie Coogan) e o seu pai adoptivo são inseparáveis, e o pequeno é uma ajuda preciosa no trabalho de reparação de vidros “acidentalmente” partidos. A mulher, por seu turno, que afinal sobreviveu à tentativa de pôr fim à própria vida, é hoje uma famosa cantora de ópera. A sua felicidade seria total se não vivesse o desgosto de ter abandonado o filho. Tudo o que ela deseja é reencontrar a criança. Um dia, por mero acaso do destino, os três cruzam-se na rua…
Realizada por Charlie Chaplin – que se inspira na miséria da sua própria infância –, uma comédia dramática sobre o amor que permanece uma das mais importantes referências cinematográficas de todos os tempos (PÚBLICO).
- Segunda-feira 30 agosto Local: Corte Gago, Castro Marim:
Pátio do Clube dos Caçadores 21:30 | GPS: 37.291671, -7.551194
O Meu Tio
Título original: Mon oncle; Realização: Jacques Tati; Argumento: Jacques Lagrange, Jean L’Hôte, Jacques Tati; Fotografia: Jean Bourgoin; Música: Franck Barcellini, Alain Romans, Norbert Glanzberg; Montagem: Suzanne Baron; Produção: Louis Dolivet, Fred Orain, Jacques Tati, Alain Térouanne; Estreia: 1958
Intérpretes: Jacques Tati, Jean-Pierre Zola, Adrienne Servantie; Duração: 116 minutos; V.O.: FR; M 6
Género: Comédia
Sinopse:
O senhor e a senhora Arpel têm uma casa moderna num quarteirão asséptico. Eles têm tudo, conseguiram tudo, na casa deles é tudo novo: o jardim é novo, a casa é nova, os livros são novos. Neste universo tão confortável, tão clean, tão high-tech, tão bem programado, o humor, os jogos e a sorte não têm lugar. E o filho Gérard aborrece-se de morte. É então que irrompe o irmão da senhora, o tio, o Sr. Hulot. Personagem inadaptada, habituada ao seu mundo caloroso, vai, para delírio do sobrinho, virar tudo de pernas para o ar (Leopardo Filmes).
- Quarta-feira 25 agosto 2021 Local: Santa Catarina da Fonte do Bispo, Tavira: Largo da Igreja 21:30 | GPS: 37.153951, -7.789318
Amigos Improváveis
Título original: Intouchables; Realização: Olivier Nakache, Éric Toledano; Argumento: Olivier Nakache, Philippe Pozzo di Borgo, Éric Toledano; Fotografia: Mathieu Vadepied; Música: Ludovico Einaudi; Montagem: Dorian Rigal-Ansous; Direcção artística: Mathieu Vadepied; Produção: Arnaud Bertrand, Dominique Boutonnat, Hubert Caillard, Nicolas Duval Adassovsky, Laurent Sivot, Laurent Zeitoun, Yann Zenou; Estreia: 2011
Intérpretes: François Cluzet, Omar Sy, Anne Le Ny; Duração: 112 minutos; V.O.: FR, EN; M 12
Género: Biografia, comédia, drama
Sinopse:
Na sequência de um acidente de parapente que o deixou tetraplégico, Philippe (François Cluzet), um aristocrata francês de meia-idade, decide contratar alguém que o apoie nas suas rotinas diárias. É então que conhece Driss (Omar Sy), um jovem senegalês de um bairro problemático, recém-saído da prisão. Driss é, segundo todas as aparências, alguém totalmente inadequado à função, porém Philippe, estabelecendo com ele um vínculo imediato, contrata-o. Assim, com o passar dos dias, aqueles dois homens com vidas tão díspares vão encontrar coisas em comum que ninguém julgaria possíveis, nascendo entre eles uma amizade que, apesar de improvável, se tornará mais profunda a cada dia.
Realizado por Olivier Nakache e Eric Toledano, uma comédia dramática baseada no livro autobiográfico “Le Second Soufflé”, escrito por Philippe Pozzo di Borgo. O filme, o mais visto em França em 2011, é já a película francesa mais rentável de sempre. O dinheiro arrecadado com a venda dos direitos da adaptação do livro foram doados a uma associação de ajuda a pessoas com deficiência. (PÚBLICO)
- Sexta-feira 20 agosto 2021 Local: Giões, Alcoutim:
Largo da Igreja 21:00 | GPS: 37.470463, -7.576819 - Segunda-feira 23 agosto 2021 Local: Monte Francisco, Castro Marim:
Polidesportivo de Campesinho 21:30 | GPS: 37.235221, -7.448
Capitão Fantástico
Título original: Captain Fantastic; Realização: Matt Ross; Argumento: Matt Ross; Fotografia: Stéphane Fontaine; Música: Alex Somers; Montagem: Joseph Krings; Direcção artística: Erick Donaldson; Produção: Russell Barnes; Estreia: 2016
Intérpretes: Viggo Mortensen, George MacKay, Samantha Isler; Duração: 118 minutos; V.O.: EN; M 14
Género: Comédia, drama
Sinopse:
Há já dez anos que Ben e Leslie vivem nas florestas selvagens do Pacífico Norte com os seus seis filhos menores. Separados do resto do mundo, decidiram criar ali um paraíso onde as crianças pudessem crescer livres e em total harmonia com a Natureza. Guiados pelos próprios pais, cada uma delas recebe uma educação exigente onde nada é deixado ao acaso, desde a arte, literatura, matemática, exercício físico ou técnicas de sobrevivência. Um dia, Leslie é hospitalizada e acaba por morrer. Obrigado a deixar a floresta e regressar à civilização para a cerimónia fúnebre da mulher, Ben vai descobrir que, ao educar os filhos daquele modo tão peculiar, acabou por criar um fosso entre eles e os outros. Assim, à medida que todos se tentam adaptar a uma nova realidade, este pai vê-se obrigado a reavaliar as decisões que antes considerara absolutamente acertadas.
Com assinatura do actor e realizador Matt Ross (“28 Hotel Rooms”), “Capitão Fantástico” foi apresentado no Festival de Cinema de Cannes onde, para além de receber uma ovação de pé, conquistou o prémio de realização na secção “Un Certain Regard”. (PÚBLICO)
- Sexta-feira 27 agosto 2021
- São Brás de Alportel:
- Adro da Capela de São Romão 21:30 | GPS: 37.153128, -7.931743