Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Desfile de planetas. Crédito: Foto AI
Desfile de planetas. Crédito: Foto AI
Ciência, Mundo, Nacional

Um “desfile de planetas”: NASA indica que nestas datas um fenómeno astronómico vai ‘invadir’ o céu e alinhar seis planetas (pode vê-lo em Portugal)

Um fenómeno astronómico que os especialistas apelidam de “desfile de planetas” vai poder ser observado no céu em Portugal nestas datas

22:20 5 Fevereiro, 2026 22:18 5 Fevereiro, 2026 | Gonçalo Viegas
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O “desfile de planetas” refere-se a um período em que vários planetas ficam visíveis na mesma faixa do céu, criando a sensação de um alinhamento raro e especial. Trata-se de um fenómeno astronómico que tem sido explicado por fontes como a NASA e a National Geographic Portugal, e que deverá ganhar destaque no final de fevereiro de 2026.

De acordo com a NASA, quando se fala em “desfile” ou “alinhamento” não se está a dizer que os planetas ficam alinhados de forma perfeita no espaço. O que acontece é um efeito de perspetiva: vistos da Terra, aparecem distribuídos ao longo da eclíptica, a “linha” imaginária por onde o Sol, a Lua e os planetas parecem mover-se no céu.

A National Geographic Portugal reforça esta ideia e sublinha que não existe uma única data “mágica”. Em vez disso, o fenómeno desenrola-se ao longo de vários dias. No caso deste ano, a janela principal deverá estender-se sensivelmente de 20 de fevereiro até ao início de março, com melhores condições pouco depois do pôr do Sol.

Embora a data de 28 de fevereiro seja frequentemente mencionada, a própria publicação indica que é mais rigoroso falar numa sequência de noites favoráveis no final do mês.

Seis planetas no mesmo cenário

Segundo a mesma fonte, no final de fevereiro poderão estar visíveis ao início da noite seis planetas: Mercúrio, Vénus, Saturno, Neptuno, Urano e Júpiter.

A NASA também destaca este alinhamento como um dos eventos astronómicos relevantes do ano, referindo que, nessa altura, os seis estarão acima do horizonte pouco depois do pôr do Sol, embora com níveis de visibilidade diferentes.

É aqui que entra a parte prática. De acordo com a agência espacial americana, quatro destes planetas podem ser vistos sem qualquer equipamento, desde que o céu esteja limpo e haja pouca poluição luminosa. Já Urano e Neptuno, regra geral, exigem binóculos ou telescópio, por serem bastante menos brilhantes.

Onde olhar e o que esperar

Os guias de observação citados em publicações de astronomia indicam que, pouco depois do pôr do Sol, a atenção deve concentrar-se no horizonte oeste ou oeste-sudoeste. É nessa zona que Vénus, Mercúrio e Saturno tendem a surgir mais baixos e a desaparecer relativamente cedo. Por isso, um horizonte desimpedido faz toda a diferença.

Mais acima no céu, Júpiter costuma destacar-se com facilidade devido ao brilho intenso, funcionando quase como ponto de referência. Quanto a Urano, alguns guias, citados pelas mesmas fontes, sugerem usar a região das Plêiades como orientação para o localizar, embora a observação continue a ser mais segura com ajuda óptica.

A fonte portuguesa descreve este tipo de fenómeno como uma “janela curta”: convém procurar logo após o pôr do Sol, antes de os planetas mais baixos se perderem no crepúsculo.

Já os guias práticos de astronomia alertam para uma regra simples de segurança, também alinhada com recomendações da NASA: qualquer utilização de binóculos ou telescópio deve acontecer apenas depois de o Sol se ter posto por completo, para evitar riscos oculares.

Este fenómeno é mesmo raro?

A NASA explica que ver dois ou três planetas ao entardecer é algo relativamente comum ao longo dos anos. O menos habitual é conseguir observar quatro ou cinco planetas brilhantes ao mesmo tempo, e estes “desfiles” não acontecem todos os anos, embora também não sejam acontecimentos excecionalmente raros.

Quando o cenário envolve seis planetas acima do horizonte no início da noite, mesmo que dois deles exijam equipamento, já se trata de uma combinação mais incomum. É por isso que instituições científicas e meios de divulgação destacam estas ocasiões nos seus calendários anuais.

Leia também: Vai pagar se mandar para o lixo: já há regras e data de começo para o sistema de recolha de plásticos e latas em Portugal

Mulher a utilizar o Multibanco. Crédito: Freepik
Economia Nacional Tech

Levantar dinheiro tem um limite diário: o Multibanco aplica-o desta forma (mesmo com saldo na conta)

22:12 11 Fevereiro, 2026 21:30 11 Fevereiro, 2026 | João Luís

O limite diário de levantamentos na rede Multibanco não é novo, mas continua a surpreender muitos clientes. Saiba qual é o teto, como funciona e que alternativas existem quando precisa de mais numerário

Algarve

Percurso humano e cívico de José Carlos Rolo é recordado pelo Rotary Club de Albufeira

09:09 12 Fevereiro, 2026 09:11 12 Fevereiro, 2026 | Cristina Mendonça

Rotários lamentam morte de José Carlos Rolo e destacam o espírito solidário e a dedicação à comunidade de Albufeira

Algarve

Três dias de luto decretados pelo PSD Algarve pela morte de José Carlos Rolo

08:24 12 Fevereiro, 2026 08:26 12 Fevereiro, 2026 | Cristina Mendonça

Social-democratas recordam legado humano e político de José Carlos Rolo e decretam três dias de luto em sua homenagem

Pessoas a passear num dia solarengo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Fim do “comboio de tempestades”? Após um mês a chover quase sem parar, já há data para o primeiro dia seco e com sol

06:00 12 Fevereiro, 2026 10:23 11 Fevereiro, 2026 | João Luís

Depois de semanas de chuva e rios atmosféricos, Portugal pode ter finalmente o primeiro dia seco generalizado: saiba quando chega o sol

Opinião

O papel dos militares em estados de calamidade na nossa História | Por Paulo Freitas do Amaral

08:45 12 Fevereiro, 2026 08:45 12 Fevereiro, 2026 | Cristina Mendonça

"Em estados de calamidade, o país não pede guerra; pede organização. Não exige força ofensiva; exige capacidade de servir. E, ao longo da nossa História, os militares portugueses têm sido chamados, repetidamente, a cumprir essa missão"

Algarve Cultura

Mau tempo leva ao cancelamento do Carnaval Infantil em Loulé

07:15 12 Fevereiro, 2026 07:08 12 Fevereiro, 2026 | Cristina Mendonça

Loulé cancela desfile infantil mas mantém celebrações “à grande e à louletana” no corso principal do Carnaval

Estrada sob tempestade. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva forte, vento extremo e mar agitado em Portugal até este dia: o tempo vai piorar antes de dar tréguas

06:00 11 Fevereiro, 2026 19:51 11 Fevereiro, 2026 | João Luís

Vento, chuvas fortes e mar agitado vão marcar o tempo em Portugal nos próximos dias: saiba até quando dura o pior e quando podem surgir tréguas

Algarve Desporto

Gastão Elias e João Domingues seguem para os oitavos no Open de VRSA

09:45 12 Fevereiro, 2026 09:45 12 Fevereiro, 2026 | Cristina Mendonça

Seis jogadores com experiência na Taça Davis qualificam-se para os oitavos no Open de Vila Real de Santo António

Nacional

GNR, mulher e irmão acusados de tráfico internacional de droga

18:42 11 Fevereiro, 2026 18:48 11 Fevereiro, 2026 | Cristina Mendonça

Cerca de 1.300 quilos de cocaína foram detetados no porto de Leixões, ocultos em contentores de peles bovinas vindos da República Dominicana

Algarve

PJ detém homem que tentou matar outro em Olhão por motivos passionais

12:50 11 Fevereiro, 2026 13:00 11 Fevereiro, 2026 | Cristina Mendonça

Agressão na via pública em Olhão colocou vítima em perigo de vida e levou à detenção de um homem pela Polícia Judiciária

Vizinhos a comentar caniço no muro. Crédito: Foto AI
Economia Europa

Condomínio exige que proprietário retire o caniço do muro de separação com o vizinho: tribunal anula decisão e explica porquê

21:28 11 Fevereiro, 2026 21:29 11 Fevereiro, 2026 | João Luís

O condomínio tentou obrigar morador a retirar um caniço colocado num muro entre vizinhos: tribunal espanhol anulou o acordo e explicou em que situações a lei protege o proprietário

Jovem com a bandeira de Portugal. Crédito: Freepik
Nacional

Governo confirma ‘novo’ dia de descanso em fevereiro: saiba quem vai ter folga

15:00 11 Fevereiro, 2026 12:13 11 Fevereiro, 2026 | Tiago Alcobia

Governo confirma tolerância de ponto na terça-feira de Carnaval, criando um dia de descanso para milhares de trabalhadores

Opinião

Os palhaços animados | Por Daniel Graça

15:20 11 Fevereiro, 2026 16:11 11 Fevereiro, 2026 | Cristina Mendonça

"No circo a animação está sempre garantida, mas nem sempre as famílias têm dinheiro suficiente para pagar o espetáculo, embora para alguns seja a árvore das patacas"

Homem deitado na cama. Crédito: Freepik
Economia Europa

Quer ganhar 5.000€? Empresa francesa paga para ficar deitado na cama durante dez dias

12:35 11 Fevereiro, 2026 12:29 11 Fevereiro, 2026 | Tiago Alcobia

Experiência científica em França oferece 5.000€ a voluntários dispostos a dez dias de imobilidade total e dieta limitada

Economia Europe Direct Algarve

União Europeia muda ‘estratégia’ para poder vir a ser “um verdadeiro gigante global”

10:40 11 Fevereiro, 2026 12:30 11 Fevereiro, 2026 | Henrique Dias Freire

A ideia é combater a falta de investimento e de inovação na União Europeia, principalmente face aos principais concorrentes, China e Estados Unidos

Burlão a cometer crime informático. Crédito: Freepik
Economia

Caixa Geral de Depósitos avisa: saiba como não ‘cair’ na nova fraude online

15:20 10 Fevereiro, 2026 14:51 10 Fevereiro, 2026 | Tiago Alcobia

Receber dinheiro fácil na conta pode ser ilegal. Descubra como um novo esquema financeiro transforma titulares em cúmplices sem saber

Mulher a utilizar o Multibanco. Crédito: Freepik
Economia, Nacional, Tech

Levantar dinheiro tem um limite diário: o Multibanco aplica-o desta forma (mesmo com saldo na conta)

22:12 11 Fevereiro, 2026 21:30 11 Fevereiro, 2026 | João Luís

O limite diário de levantamentos na rede Multibanco não é novo, mas continua a surpreender muitos clientes. Saiba qual é o teto, como funciona e que alternativas existem quando precisa de mais numerário

Algarve

Percurso humano e cívico de José Carlos Rolo é recordado pelo Rotary Club de Albufeira

09:09 12 Fevereiro, 2026 09:11 12 Fevereiro, 2026 | Cristina Mendonça

Rotários lamentam morte de José Carlos Rolo e destacam o espírito solidário e a dedicação à comunidade de Albufeira

Algarve

Três dias de luto decretados pelo PSD Algarve pela morte de José Carlos Rolo

08:24 12 Fevereiro, 2026 08:26 12 Fevereiro, 2026 | Cristina Mendonça

Social-democratas recordam legado humano e político de José Carlos Rolo e decretam três dias de luto em sua homenagem

Pessoas a passear num dia solarengo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Fim do “comboio de tempestades”? Após um mês a chover quase sem parar, já há data para o primeiro dia seco e com sol

06:00 12 Fevereiro, 2026 10:23 11 Fevereiro, 2026 | João Luís

Depois de semanas de chuva e rios atmosféricos, Portugal pode ter finalmente o primeiro dia seco generalizado: saiba quando chega o sol

Opinião

O papel dos militares em estados de calamidade na nossa História | Por Paulo Freitas do Amaral

08:45 12 Fevereiro, 2026 08:45 12 Fevereiro, 2026 | Cristina Mendonça

"Em estados de calamidade, o país não pede guerra; pede organização. Não exige força ofensiva; exige capacidade de servir. E, ao longo da nossa História, os militares portugueses têm sido chamados, repetidamente, a cumprir essa missão"

Algarve, Cultura

Mau tempo leva ao cancelamento do Carnaval Infantil em Loulé

07:15 12 Fevereiro, 2026 07:08 12 Fevereiro, 2026 | Cristina Mendonça

Loulé cancela desfile infantil mas mantém celebrações “à grande e à louletana” no corso principal do Carnaval

Estrada sob tempestade. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva forte, vento extremo e mar agitado em Portugal até este dia: o tempo vai piorar antes de dar tréguas

06:00 11 Fevereiro, 2026 19:51 11 Fevereiro, 2026 | João Luís

Vento, chuvas fortes e mar agitado vão marcar o tempo em Portugal nos próximos dias: saiba até quando dura o pior e quando podem surgir tréguas

Algarve, Desporto

Gastão Elias e João Domingues seguem para os oitavos no Open de VRSA

09:45 12 Fevereiro, 2026 09:45 12 Fevereiro, 2026 | Cristina Mendonça

Seis jogadores com experiência na Taça Davis qualificam-se para os oitavos no Open de Vila Real de Santo António

Nacional

GNR, mulher e irmão acusados de tráfico internacional de droga

18:42 11 Fevereiro, 2026 18:48 11 Fevereiro, 2026 | Cristina Mendonça

Cerca de 1.300 quilos de cocaína foram detetados no porto de Leixões, ocultos em contentores de peles bovinas vindos da República Dominicana

Algarve

PJ detém homem que tentou matar outro em Olhão por motivos passionais

12:50 11 Fevereiro, 2026 13:00 11 Fevereiro, 2026 | Cristina Mendonça

Agressão na via pública em Olhão colocou vítima em perigo de vida e levou à detenção de um homem pela Polícia Judiciária

Vizinhos a comentar caniço no muro. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Condomínio exige que proprietário retire o caniço do muro de separação com o vizinho: tribunal anula decisão e explica porquê

21:28 11 Fevereiro, 2026 21:29 11 Fevereiro, 2026 | João Luís

O condomínio tentou obrigar morador a retirar um caniço colocado num muro entre vizinhos: tribunal espanhol anulou o acordo e explicou em que situações a lei protege o proprietário

Jovem com a bandeira de Portugal. Crédito: Freepik
Nacional

Governo confirma ‘novo’ dia de descanso em fevereiro: saiba quem vai ter folga

15:00 11 Fevereiro, 2026 12:13 11 Fevereiro, 2026 | Tiago Alcobia

Governo confirma tolerância de ponto na terça-feira de Carnaval, criando um dia de descanso para milhares de trabalhadores

Opinião

Os palhaços animados | Por Daniel Graça

15:20 11 Fevereiro, 2026 16:11 11 Fevereiro, 2026 | Cristina Mendonça

"No circo a animação está sempre garantida, mas nem sempre as famílias têm dinheiro suficiente para pagar o espetáculo, embora para alguns seja a árvore das patacas"

Homem deitado na cama. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Quer ganhar 5.000€? Empresa francesa paga para ficar deitado na cama durante dez dias

12:35 11 Fevereiro, 2026 12:29 11 Fevereiro, 2026 | Tiago Alcobia

Experiência científica em França oferece 5.000€ a voluntários dispostos a dez dias de imobilidade total e dieta limitada

Economia, Europe Direct Algarve

União Europeia muda ‘estratégia’ para poder vir a ser “um verdadeiro gigante global”

10:40 11 Fevereiro, 2026 12:30 11 Fevereiro, 2026 | Henrique Dias Freire

A ideia é combater a falta de investimento e de inovação na União Europeia, principalmente face aos principais concorrentes, China e Estados Unidos

Burlão a cometer crime informático. Crédito: Freepik
Economia

Caixa Geral de Depósitos avisa: saiba como não ‘cair’ na nova fraude online

15:20 10 Fevereiro, 2026 14:51 10 Fevereiro, 2026 | Tiago Alcobia

Receber dinheiro fácil na conta pode ser ilegal. Descubra como um novo esquema financeiro transforma titulares em cúmplices sem saber

Últimas Notícias

  • Gastão Elias e João Domingues seguem para os oitavos no Open de VRSA
    Gastão Elias e João Domingues seguem para os oitavos no Open de VRSA
  • Percurso humano e cívico de José Carlos Rolo é recordado pelo Rotary Club de Albufeira
    Percurso humano e cívico de José Carlos Rolo é recordado pelo Rotary Club de Albufeira
  • Três dias de luto decretados pelo PSD Algarve pela morte de José Carlos Rolo
    Três dias de luto decretados pelo PSD Algarve pela morte de José Carlos Rolo
  • Lagoa integra roteiro do Festival Às Vezes o Amor
    Lagoa integra roteiro do Festival Às Vezes o Amor
  • Presidente do CDS-PP Algarve lamenta morte de José Carlos Rolo
    Presidente do CDS-PP Algarve lamenta morte de José Carlos Rolo
  • Mau tempo leva ao cancelamento do Carnaval Infantil em Loulé
    Mau tempo leva ao cancelamento do Carnaval Infantil em Loulé

Opinião

  • O papel dos militares em estados de calamidade na nossa História | Por Paulo Freitas do Amaral
    O papel dos militares em estados de calamidade na nossa História | Por Paulo Freitas do Amaral
  • Voluntariado: Jovens da Eurorregião AAA empenham-se em cuidar do Guadiana e da Cooperação Transfronteiriça | Por Susana Helena de Sousa
    Voluntariado: Jovens da Eurorregião AAA empenham-se em cuidar do Guadiana e da Cooperação Transfronteiriça | Por Susana Helena de Sousa
  • Os palhaços animados | Por Daniel Graça
    Os palhaços animados | Por Daniel Graça
  •  A abstenção que ninguém quer ver | Por Luís Ganhão
     A abstenção que ninguém quer ver | Por Luís Ganhão
Há um novo Postal do Algarve nas bancas com o Expresso 🌍

Europe Direct Algarve

  • Voluntariado: Jovens da Eurorregião AAA empenham-se em cuidar do Guadiana e da Cooperação Transfronteiriça | Por Susana Helena de Sousa
    Voluntariado: Jovens da Eurorregião AAA empenham-se em cuidar do Guadiana e da Cooperação Transfronteiriça | Por Susana Helena de Sousa
  • União Europeia muda ‘estratégia’ para poder vir a ser “um verdadeiro gigante global”
    União Europeia muda ‘estratégia’ para poder vir a ser “um verdadeiro gigante global”
  • Para “reduzir o impacto ambiental”: União Europeia lança nova proibição relativa a roupa e sapatos que entra em vigor já este ano
    Para “reduzir o impacto ambiental”: União Europeia lança nova proibição relativa a roupa e sapatos que entra em vigor já este ano
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal