O Município de Castro Marim marcou presença na Feira Internacional de Turismo de Madrid (Fitur), no passado dia 22 de janeiro, como parte da Eurocidade do Guadiana. A participação teve como objetivo promover o turismo religioso nos três municípios que integram o Baixo Guadiana: Castro Marim, Vila Real de Santo António e Ayamonte.
A nova campanha, intitulada “Em Corpo e Alma”, foi apresentada no pavilhão de Andaluzia, no stand de Huelva, com o lançamento de um vídeo promocional que destaca o rico património religioso de Castro Marim e dos municípios vizinhos.
Esta iniciativa inclui uma programação anual variada, concebida para atrair visitantes interessados em explorar a conexão entre fé, tradição e cultura, tão característica destes territórios.
Entre os eventos religiosos destacados na programação estão as Festas em Honra de Nossa Senhora dos Mártires, do Imaculado Coração de Maria, de Nossa Senhora da Visitação, as Procissões dos Santos Populares e os eventos de Natal, como a Aldeia Presépio, o Presépio de Sal e das Artes e o Presépio de Crochet. A campanha também recorre à realidade virtual, oferecendo aos visitantes a possibilidade de explorar digitalmente espaços religiosos de Castro Marim e da Eurocidade do Guadiana, com base na Rota da Fé do Território Museu.
Para Francisco Amaral, presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, esta iniciativa “combate a sazonalidade, promovendo as tradições mais enraizadas em cada um dos municípios”.
Ainda no âmbito da Fitur, o Município de Castro Marim, juntamente com Vila Real de Santo António e Ayamonte, assinou um acordo com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR) e com a Região de Turismo do Algarve. Este protocolo tem como objetivo reforçar a cooperação, a coordenação e a promoção de atividades culturais.
Segundo o Município, “este acordo tem como objetivo principal o estabelecimento de sinergias para a criação de programas musicais de qualidade e a promoção do intercâmbio cultural entre os territórios”.
O plano inclui a realização de concertos com orquestras, bandas de música, ciclos de acordeão e guitarra, bem como a promoção da música e dança tradicionais do Algarve e da Andaluzia.
Adicionalmente, estão previstas atividades no âmbito do Dia da Europa e do Dia Europeu da Música, que serão organizadas pela Eurocidade do Guadiana, consolidando a cooperação cultural transfronteiriça.
Leia também: Parque de campismo procura trabalhadores: salário de 3.000€ por mês com casa grátis