A Biblioteca Municipal começa a funcionar em janeiro de 1995, no Beco Bernardino de Sousa, a par com o Arquivo Municipal de Albufeira.
Até 2004, os serviços prestados pela biblioteca resumiam-se à consulta local e ao empréstimo domiciliário, dado o espaço reduzido e pouco polivalente. O acervo já se encontrava informatizado permitindo a criação de base de dados dos leitores. Ainda proporcionava um serviço de reprografia para os utilizadores.
Após assinatura do contrato programa, em 07 de maio de 2003, entre o Município de Albufeira e o Ministério da Cultura, construiu-se o novo edifício que alberga, até ao presente, a Biblioteca Municipal.
Em 17 de dezembro de 2004, foi inaugurado o novo edifício, localizado na Rua Sophia de Mello Breyner, 46. O local tem nas suas proximidades as escolas EB1/JI da Correeira e a EB2, 3 Dr. Francisco Cabrita.
A nova biblioteca abriu ao público no dia 18 de dezembro de 2004, com mais serviços e espaços adequados a atividades diversificadas, dirigidas a públicos distintos. O acervo foi reforçado tanto ao nível dos livros como dos materiais audiovisuais. Relativamente a novas inscrições, verificou-se um substancial aumento até ao final de 2004 e no ano seguinte, fruto de um fundo documental mais alargado, de um espaço aprazível para o estudo e da existência de uma cafetaria que proporciona ao leitor uma área de convívio, antes inexistente.
No ano de 2009, a convite do Sr. Presidente Desidério Jorge Silva, a escritora Lídia Jorge aceitou dar o nome à Biblioteca Municipal, tornando-se a sua madrinha. Nesse mesmo ano, mais precisamente a 07 de outubro, numa cerimónia pública, a Biblioteca Municipal passou a se denominar Biblioteca Municipal Lídia Jorge.
Até ao presente, a biblioteca tem proporcionado múltiplos momentos literários e culturais, tanto para o público adulto como para os públicos infantis e juvenis. O espaço tem sido procurado por autores, associações e instituições, para a divulgação e dinamização de eventos culturais.
Em 2024, a Biblioteca Municipal Lídia Jorge celebra 20 anos de existência e pretende comemorar este marco de diversas formas e para vários públicos.
Ana Paula Miguel
(Biblioteca Municipal Lídia Jorge – [email protected])
Leia também: História da Biblioteca Municipal de Faro | Por Sandra Martins