Ao longo dos cinco dias, a 35.ª edição teve praticamente casa cheia, voltando a reforçar a sua posição como um dos eventos de referência de Lagos e do Algarve.
Entre a doçaria regional, espetáculos musicais, artesanato, tasquinhas, animação infantil e showcookings, a autarquia voltou a premiar doceiras e doceiros nas vertentes de criatividade, tradição e inovação.
Em ano dedicado aos 50 anos do 25 de Abril de 1974, o tema da “Liberdade” esteve patente na Feira Concurso Arte Doce, tanto na animação como no tema obrigatório do Concurso Arte Doce.
O Ribatejo foi a região convidada deste ano, apresentando alguns dos seus sabores e artistas. Com dois palcos e uma zona lounge, entre artistas locais e convidados, a música nunca faltou no evento, com especial destaque para os cabeças de cartaz Expensive Soul, Fernando Daniel, Hybrid Theory – The Linkin Park Tribute, Plutonio e Luís Trigacheiro, que deixaram os vários públicos ao rubro.
“A alma e coração do evento continua a estar na mestria das doceira e doceiros que lutam para preservar a doçaria regional algarvia”, destaca a autarquia lacobrigense, acrescentando que “com novo aumento do número de negócios presentes, foi com muito agrado que assistiu às várias filas nos stands de doçaria, fazendo as delícias dos muitos visitantes”.
Como contributo e homenagem ao seu trabalho, a Câmara Municipal de Lagos voltou a premiar os participantes através dos concursos – Arte Doce (Tema Livre e Obrigatório), Qualidade na Tradição e Inovação), com a entrega de prémios a ter lugar no dia 28, último dia de Arte Doce.
Com um balanço bastante positivo desta 35.ª edição, o município de Lagos está já a planear a 36.ª, prometendo “a qualidade de sempre, a aposta nas nossas tradições e algumas doces surpresas”.
PREMIADOS DA 35.ª FEIRA CONCURSO ARTE DOCE:
CONCURSO “ARTE DOCE”
Tema Livre:
1.º lugar – Eugénia Militão (Os Docinhos da Gena)
2.º lugar – Filipa Militão
3.º lugar – Tânia Joaquim (Atelier dos Sabores)
Tema Obrigatório “Liberdade”:
1.º lugar – Filipa Militão
2.º lugar – Jorge Sequeira (As Passinhas do Algarve)
3º. lugar – Maria Fernanda Lourenço (Cantinho Doce da Fernanda)
CONCURSO “QUALIDADE NA TRADIÇÃO”
Melhor Morgado – Andreia Alves
Melhor D. Rodrigo – Graça Carvalho
Melhor Doce Fino – Eugénia Militão
Melhor Doce de Figo – Sónia Santos
CONCURSO “DOCES DE INOVAÇÃO” – Filipa Canelas (Avonde)
Leia também: Nesta praia portuguesa a água é tão quente que pode chegar aos 40ºC