A primeira edição da mostra de animação “Animagoria”, organizada por alunos da Universidade do Algarve, vai ter lugar dia 25 de maio, das 9:00 às 13:00, no Anfiteatro Paulo Freire, no Campus da Penha.
A mostra está alicerçada em 3 pilares basilares: perspetiva jovem, ativismo e interdisciplinaridade e pretende “dar voz e visibilidade a jovens autores, além de destacar filmes de animação social e politicamente conscientes”.
A organização explica que “pretende pensar-se a imagem animada como uma forma de arte capaz de comunicar com e sobre o mundo, um meio de resistência, um berço de respeito pela diversidade”.
Nesse sentido, o tema da edição de 2022 é “identidade” e dinamizar-se-á um debate em torno dos filmes exibidos com um painel de convidados diversificado.

O espaço de debate e reflexão final procura interligar o cinema de animação a outras áreas de pensamento, tais como a filosofia e as ciências sociais e humanas, para que a experiência de ver um filme se expanda para lá da tela.
“Lugar em Parte Nenhuma” (2016), “In the Middle of Nowhere” (2021), “Sentir-me” (2019), “Ouch!” (2021), “The Voyager” (2017), “Love Me, Fear Me” (2017), “Inside Me” (2019), “Dandedog” (2020), “Ímpar” (2021) e “Ode à Infância” (2019) são as curtas de animação que irão ser exibidas.
A entrada é gratuita mediante inscrição prévia.
Mais informações disponíveis no site www.animagoria.com.
