“Faro Outside The City” é como se intitula a exposição fotográfica, da autoria de Eduardo Pinto, que vai inaugurar esta terça-feira, pelas 19:00, na SRB, Rua da Indústria, na Bordeira, em Faro, promovida pela ALFA.
É um percurso fotográfico pessoal por Bordeira. Num Dia do Trabalhador em fim de tarde com concerto musical e numa manhã de caminhada a partir do Bar Central à descoberta de vestígios da secular e local atividade da extração e transformação da pedra. Todos os trabalhos foram impressos em qualidade fine art.
A exposição de pintura “Paisagem Algarve”, de João Pinto, e a exposição artística de insectos em grande escala “Artrópode” do fotógrafo Vítor Martins, estão patentes na Fundação e no Jardim Botânico, em Querença, no concelho de Loulé. Ambas podem ser visitadas até ao final de agosto de terça-feira a sábado: 10:00 às 13:00 e das 14:00 às 17:00.
Um Workshop de Iniciação à Astrofotografia, ministrado por Rui Correia, vai ter lugar no fim de semana de 19 e 20 de agosto.
Dia 19 de agosto (sábado) a parte teórica tem início às 14:00 na sede da Associação Livre Fotógrafos do Algarve (ALFA). Segue-se a parte prática, com término às 24:00, na Praia de Albandeira, em Porches.
Os formandos devem levar o seu material fotográfico, merenda piquenique para o jantar, bem como agasalho para a noite.
A formação vai das 14:00 às 24:00. A deslocação Faro / Praia de Albandeira / Faro faz-se em carro próprio.
No dia 20 de agosto (domingo), entre as 14:00 e as 16:00 terá lugar a edição e análise das fotografias feitas durante a parte prática na sede da ALFA , com um mínimo de quatro participantes e um máximo de dez.
A astrofotografia de paisagens visa a conjugação de elementos do Céu e Terra, valorizando o património arquitetónico, cultural e paisagístico. Os participantes irão aprender os princípios básicos de luminosidade, equipamento, técnicas e planeamento que permitem dar os primeiros passos na Astrofotografia de Paisagem.
Apesar de ser um workshop de iniciação à astrofotografia de paisagens nocturna, a organização recomenda que “os participantes tenham o conhecimento de como alterar as principais funções do equipamento, nomeadamente a exposição, a abertura, ISO e balanço de brancos. Devem de ter conhecimentos de informática na óptica do utilizador”.
Não é necessário ter conhecimentos de astronomia.
Rui Correia, desde 2012 que participa em exposições de fotografia individuais e colectivas. Em 2015 inicia o projeto de Astrofotografia “Sob o Céu de Messejana” com o objectivo de mostrar o património histórico da pequena vila alentejana aliado ao céu noturno
De 2016 a 2019 co-organiza, juntamente com a autarquia e com o Observatório do Lago Alqueva, o evento de astrofotografia e observação “Sob o Céu de Messejana”.
Mais informações sobre o workshop aqui.
Veja também: Astrofotografia: conhecer e registar o céu | Por Rui Correia