A Embaixada da Rússia em Portugal emitiu um comunicado onde deixa duras críticas a Pedro Abrunhosa, após uma atuação do músico no festival AgitÁgueda, a 2 de julho, durante a qual o músico do Porto se insurgiu contra o presidente russo Vladimir Putin.
Ao interpretar ‘Talvez F****’, Pedro Abrunhosa adaptou a letra da canção para fazer referências a Putin, pedindo ao público para que se juntasse a si no coro: go f*** yourself. “É Águeda que manda, Vladimir”, disse.
O momento pode ser visto aqui, a partir dos 27 minutos:
No Facebook, a Embaixada da Rússia afirmou que irá retirar “as respetivas conclusões” das palavras do músico, que acusa de ter dito “várias coisas grosseiras e inaceitáveis sobre os cidadãos da Federação da Rússia”.
“As suas palavras, indignas do homem de cultura que ainda por cima representa o país, que está a se manifestar abertamente contra qualquer tipo de ódio e discriminação, foram ouvidas”.
“Gostaríamos ainda de relembrar a senhor Abrunhosa que os seus gritos vergonhosos se enquadram em mais de que um artigo da legislação penal portuguesa, sendo que neste contexto informámos através dos canais diplomáticos os órgãos competentes de aplicação da lei”, pode ainda ler-se.
- Texto: Blitz do Expresso, jornal parceiro do POSTAL