Vendeu o seu carro, ele agora pertence a outra pessoa, mas continua a ter despesas para pagar? Talvez possa pertencer a outra pessoa, mas o proprietário continua a ser o mesmo. Este é um dos motivos mais comuns para que mesmo não usando o carro, continue a ter de pagar por infrações que não foram cometidas por si, assim como impostos.
Altere o registo de propriedade
Este é o documento que prova quem é o dono carro. Assim sendo, se vender o carro e não proceder à alteração do registo de propriedade, será sempre o responsável por tudo aquilo que acontecer com o veículo. Poderá ter inclusivamente de pagar multas cuja responsabilidade não deveria ser sua. O pagamento dos impostos poderá também recair sobre si.
Desta forma, para transferir a propriedade do veículo pode dirigir-se a uma Loja do Cidadão e proceder à alteração do registo presencialmente, no entanto, pode fazê-lo também online através da plataforma Automóvel Online. Deverá preencher o Requerimento de Registo Automóvel e anexar ao processo o Documento de Identificação do comprador e vendedor, e respetivos números de identificação fiscal; o Documento Único Automóvel e a declaração de venda do automóvel.
Cancele o seguro
O site, Doutor Finanças, aconselha também a que o antigo proprietário cancele a apólice do seguro, para que o novo dono não usufrua de um seguro que não lhe pertence.
Retire o identificador da Via Verde
Por mais que pareça apenas um pormenor, quando vender o seu automóvel, não se esqueça de retirar do vidro o identificador da Via Verde. Caso contrário, cada vez que o novo proprietário passar por uma portagem ou SCUT, o montante continuará a ser debitado na conta bancária do antigo dono.
Leia também: A pensar comprar um carro elétrico? Conheça as novas regras nos apoios à compra destes carros