Os condutores que viajam sozinhos em determinadas vias das estradas em Espanha devem redobrar a atenção. É que há um novo sistema de fiscalização avançado que pode detetar a ocupação do veículo e aplicar automaticamente multas de 200 euros. A utilização destas vias sem o número mínimo de ocupantes pode ter consequências imediatas, mesmo sem qualquer aviso prévio.
De acordo com jornal 20minutos, estas câmaras são conhecidas em França como “radares negros” e em Espanha recebem o nome de radares de controlo dos corredores bus VAO.
O seu objetivo é detetar o número de pessoas dentro de cada carro e multar automaticamente os condutores que circulam sozinhos em vias reservadas a veículos com dois ou mais ocupantes.
Nem todos os veículos podem usar estas vias
Segundo a mesma fonte, nem todos os veículos podem utilizar estas vias. Apenas carros com dois ou mais passageiros, veículos de emergência, transportes pesados, transporte público e automóveis com etiqueta ECO, C ou B podem circular, desde que tal esteja indicado nos painéis eletrónicos de acesso. Acrescenta a publicação que o objetivo é garantir fluidez ao trânsito e reduzir congestionamentos.
A precisão destes radares é superior a 95%, graças à combinação de sensores e inteligência artificial, tornando quase impossível que um condutor sozinho passe despercebido. A multa aplicada neste tipo de infração é de 200 euros, cobrada automaticamente sem necessidade de intervenção manual.
Verifique os painéis eletrónicos na estrada
De salientar que a implementação destes aparelhos integra um conjunto mais amplo de medidas tecnológicas em Espanha, que visam controlar não apenas a velocidade, mas também infrações, como não utilização do cinto de segurança ou uso do telemóvel durante a condução.
Escreve o jornal que os condutores devem verificar sempre os painéis eletrónicos e respeitar os critérios de ocupação antes de circular nestas vias, sob pena de receber uma multa automática. Acrescenta a publicação que estas medidas incentivam a partilha de veículos e promovem uma condução mais responsável.
Fluidez no trânsito
Conforme o 20minutos, o impacto esperado destes radares vai além da aplicação de multas: contribui para melhorar a fluidez do tráfego e reduzir congestionamentos nas principais vias espanholas, tornando a circulação mais eficiente para todos os condutores.
Leia também: “Selo do carro” vai mudar de prazo: faça isto para não se esquecer do pagamento deste imposto e evite coimas















