Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Lusa
Auto

Tem uma multa por pagar? Saiba onde verificar e como se pode defender

Há um portal onde pode verificar se tem alguma multa e, caso tenha, como se pode defender e em quantas prestações pode pagar

17:00 25 Junho, 2024 17:58 25 Junho, 2024 | Gonçalo Viegas
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Muitas vezes não cumprimos o Código da Estrada e, eventualmente, somos “apanhados” a cometer uma contraordenação e acabamos por ter de pagar uma coima. Sabe se tem alguma multa de trânsito por pagar? Caso tenha, há alguns procedimentos aos quais pode recorrer.

A carta de condução por pontos entrou em vigor em junho de 2016, introduzindo mudanças significativas. A cada condutor foram atribuídos 12 pontos. O Portal das Contraordenações permite a consulta online de vários elementos relacionados com o condutor, como multas e valores, processos abertos e penas acessórias.

Pode, através deste portal, verificar se tem alguma multa por pagar. Pode também apresentar a sua defesa por meio de requerimento. É possível acompanhar o estado dos pedidos e solicitar o pagamento de contraordenações em prestações, segundo o pplware.

Ao carregar em «detalhes», é possível obter diversos dados do processo, incluindo o estado do pagamento, o valor mínimo e máximo da coima.

De notar que, conforme o Decreto-Lei nº 107/2018, de 29 de novembro, os processos de contraordenação por infração leve de estacionamento proibido, indevido ou abusivo passaram a ser da responsabilidade do município da área onde ocorreram. Assim, todas as informações relativas a estas contraordenações não são disponibilizadas no Portal das Contraordenações. Qualquer questão relacionada com estes processos deverá ser dirigida ao respetivo município.

As contraordenações são infrações administrativas que, apesar de serem ilícitos, não configuram crimes. Estas infrações são reguladas por um regime jurídico próprio e visam sancionar comportamentos que violem normas estabelecidas, geralmente relacionadas com a ordem pública, a segurança, o meio ambiente, e as regras de trânsito, entre outras áreas.

Em Portugal, o regime geral das contraordenações está consagrado no Decreto-Lei n.º 433/82, de 27 de Outubro, com várias alterações posteriores. Este diploma define os princípios gerais aplicáveis às contraordenações e estabelece o processo a seguir desde a deteção da infração até à aplicação da coima.

As contraordenações dividem-se em leves, graves e muito graves, conforme a gravidade da infração e o impacto do comportamento na sociedade. Esta classificação tem implicações diretas nas sanções aplicáveis. Por exemplo:

  • Contraordenações leves: normalmente resultam em advertências ou coimas de menor valor. Exemplo: Estacionamento em locais não permitidos.
  • Contraordenações graves: podem implicar coimas elevadas e, em certos casos, sanções acessórias, como a apreensão de bens. Exemplo: Excesso de velocidade em zonas urbanas.
  • Contraordenações muito graves: envolvem coimas significativas e sanções acessórias pesadas. Exemplo: Conduzir sob o efeito de álcool acima dos limites legais.

Com esta informação, caso tenha uma multa por pagar, já sabe em que plataforma pode consultar os seus detalhes e, se necessário, como se poderá defender.

Leia também: Há um novo sinal de trânsito em Tavira que pode não conhecer

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Supermercado da Mercadona.
Nacional

Trabalhadores da Mercadona de Santarém escrevem carta aberta ao presidente da empresa onde se fala em “medo” e “abuso de poder”

09:30 12 Julho, 2026 16:49 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Carta aberta dirigida ao presidente da Mercadona denuncia alegadas práticas laborais numa loja em Santarém

Algarve Economia Edição Papel

Algarve avança para fusão histórica das duas maiores associações da hotelaria

08:00 12 Julho, 2026 09:21 9 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Os responsáveis defendem que a nova associação permitirá ao turismo algarvio falar finalmente a uma só voz

Algarve

GNR apreende três toneladas de cocaína em Olhão

07:10 12 Julho, 2026 04:57 12 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Viatura abandonada em Olhão leva GNR a descobrir três toneladas de cocaína, uma das maiores apreensões de cocaína do ano

Chuva e trovoada em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Domingo traz descida das temperaturas e chuva a estas regiões de Portugal

14:00 11 Julho, 2026 12:46 11 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de um sábado ainda marcado pelo calor no interior, a aproximação de uma frente atlântica vai aumentar a nebulosidade e poderá trazer chuva

Algarve Cultura Edição Papel

“Quero que as pessoas tenham orgulho na terra onde vivem”, diz Jorge Pereira da Freguesia de Moncarapacho

10:00 12 Julho, 2026 11:45 12 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Comemorações dos 555 anos de Moncarapacho uniram cultura, música, história e comunidade, abrindo caminho a uma nova visão para a freguesia

Opinião Saúde

Mergulhos mal calculados: um segundo que pode mudar uma vida | Por Miguel Relvas Silva

07:30 12 Julho, 2026 08:16 9 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Neste verão, vale a pena lembrar que um mergulho dura apenas um instante, mas as suas consequências podem acompanhar-nos para toda a vida"

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Vai receber o mesmo se se reformar com 40 ou com 48 anos de descontos? Veja o impacto na pensão

07:00 11 Julho, 2026 19:33 10 Julho, 2026 | João Luís

Ter mais de 40 anos de descontos pode alterar a idade de acesso à reforma e evitar penalizações, mas o impacto no valor da pensão depende de vários fatores

Montanha-russa.
Nacional Vida & Lazer

Vem a caminho de Portugal um novo parque temático com teleférico e montanha-russa

10:50 12 Julho, 2026 17:11 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Novo parque temático com teleférico, montanha-russa e dezenas de atividades ao ar livre está projetado para transformar Castanheira de Pera

Dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Frente atlântica aproxima-se de Portugal: estas regiões podem contar com chuva a partir deste dia

06:00 11 Julho, 2026 12:21 11 Julho, 2026 | João Luís

Uma frente atlântica deverá chegar a Portugal continental este fim-de-semana, trazendo chuva a estas regiões

Mecânico a avaliar carro. Crédito: Freepik
Auto

Mecânico com 40 anos de experiência revela o carro usado que comprou por menos de 600 euros e nunca o deixou ficar mal

22:50 11 Julho, 2026 11:33 12 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Parece uma história improvável: um mecânico com mais de quatro décadas de experiência comprou um carro usado por menos de 600 euros e conseguiu mantê-lo a circular durante cerca de 15 anos sem qualquer avaria grave

Vida & Lazer

Tem alguma destas plantas no jardim? Pode estar a atrair carraças para perto de casa

21:30 11 Julho, 2026 12:47 11 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Vegetação densa, relva alta e zonas húmidas criam o ambiente ideal para carraças

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

23:36 7 Julho, 2026 23:45 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Praia da Barreta. Crédito: Algarve Cave Tours | DR
Algarve Nacional

Praia ‘secreta’ no Algarve continua longe das multidões e tem água mais quente do que imagina

18:50 11 Julho, 2026 12:45 11 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Quilómetros de areal, paisagem protegida e acesso exclusivo por barco ajudam a manter esta praia no Algarve fora das praias mais concorridas do verão

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

23:32 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Mulher a dormir com ventoinha ligada. Crédito: Foto AI
Saúde

Dormiu com a ventoinha ligada por causa do calor? Especialistas explicam por que deve ter cuidado

15:40 10 Julho, 2026 17:34 10 Julho, 2026 | João Luís

Usar a ventoinha durante a noite pode aliviar o calor, mas especialistas alertam para riscos nas vias respiratórias, nos olhos, na pele e no sono

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

23:27 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

Supermercado da Mercadona.
Nacional

Trabalhadores da Mercadona de Santarém escrevem carta aberta ao presidente da empresa onde se fala em “medo” e “abuso de poder”

09:30 12 Julho, 2026 16:49 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Carta aberta dirigida ao presidente da Mercadona denuncia alegadas práticas laborais numa loja em Santarém

Algarve, Economia, Edição Papel

Algarve avança para fusão histórica das duas maiores associações da hotelaria

08:00 12 Julho, 2026 09:21 9 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Os responsáveis defendem que a nova associação permitirá ao turismo algarvio falar finalmente a uma só voz

Algarve

GNR apreende três toneladas de cocaína em Olhão

07:10 12 Julho, 2026 04:57 12 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Viatura abandonada em Olhão leva GNR a descobrir três toneladas de cocaína, uma das maiores apreensões de cocaína do ano

Chuva e trovoada em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Domingo traz descida das temperaturas e chuva a estas regiões de Portugal

14:00 11 Julho, 2026 12:46 11 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de um sábado ainda marcado pelo calor no interior, a aproximação de uma frente atlântica vai aumentar a nebulosidade e poderá trazer chuva

Algarve, Cultura, Edição Papel

“Quero que as pessoas tenham orgulho na terra onde vivem”, diz Jorge Pereira da Freguesia de Moncarapacho

10:00 12 Julho, 2026 11:45 12 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Comemorações dos 555 anos de Moncarapacho uniram cultura, música, história e comunidade, abrindo caminho a uma nova visão para a freguesia

Opinião, Saúde

Mergulhos mal calculados: um segundo que pode mudar uma vida | Por Miguel Relvas Silva

07:30 12 Julho, 2026 08:16 9 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Neste verão, vale a pena lembrar que um mergulho dura apenas um instante, mas as suas consequências podem acompanhar-nos para toda a vida"

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Vai receber o mesmo se se reformar com 40 ou com 48 anos de descontos? Veja o impacto na pensão

07:00 11 Julho, 2026 19:33 10 Julho, 2026 | João Luís

Ter mais de 40 anos de descontos pode alterar a idade de acesso à reforma e evitar penalizações, mas o impacto no valor da pensão depende de vários fatores

Montanha-russa.
Nacional, Vida & Lazer

Vem a caminho de Portugal um novo parque temático com teleférico e montanha-russa

10:50 12 Julho, 2026 17:11 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Novo parque temático com teleférico, montanha-russa e dezenas de atividades ao ar livre está projetado para transformar Castanheira de Pera

Dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Frente atlântica aproxima-se de Portugal: estas regiões podem contar com chuva a partir deste dia

06:00 11 Julho, 2026 12:21 11 Julho, 2026 | João Luís

Uma frente atlântica deverá chegar a Portugal continental este fim-de-semana, trazendo chuva a estas regiões

Mecânico a avaliar carro. Crédito: Freepik
Auto

Mecânico com 40 anos de experiência revela o carro usado que comprou por menos de 600 euros e nunca o deixou ficar mal

22:50 11 Julho, 2026 11:33 12 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Parece uma história improvável: um mecânico com mais de quatro décadas de experiência comprou um carro usado por menos de 600 euros e conseguiu mantê-lo a circular durante cerca de 15 anos sem qualquer avaria grave

Vida & Lazer

Tem alguma destas plantas no jardim? Pode estar a atrair carraças para perto de casa

21:30 11 Julho, 2026 12:47 11 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Vegetação densa, relva alta e zonas húmidas criam o ambiente ideal para carraças

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

23:36 7 Julho, 2026 23:45 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Praia da Barreta. Crédito: Algarve Cave Tours | DR
Algarve, Nacional

Praia ‘secreta’ no Algarve continua longe das multidões e tem água mais quente do que imagina

18:50 11 Julho, 2026 12:45 11 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Quilómetros de areal, paisagem protegida e acesso exclusivo por barco ajudam a manter esta praia no Algarve fora das praias mais concorridas do verão

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

23:32 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Mulher a dormir com ventoinha ligada. Crédito: Foto AI
Saúde

Dormiu com a ventoinha ligada por causa do calor? Especialistas explicam por que deve ter cuidado

15:40 10 Julho, 2026 17:34 10 Julho, 2026 | João Luís

Usar a ventoinha durante a noite pode aliviar o calor, mas especialistas alertam para riscos nas vias respiratórias, nos olhos, na pele e no sono

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

23:27 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

Últimas Notícias

  • Cruz Vermelha da Fuseta/Moncarapacho reforça resposta social perante os desafios de um Algarve em mudança
    Cruz Vermelha da Fuseta/Moncarapacho reforça resposta social perante os desafios de um Algarve em mudança
  • Vem a caminho de Portugal um novo parque temático com teleférico e montanha-russa
    Vem a caminho de Portugal um novo parque temático com teleférico e montanha-russa
  • Demora na Justiça leva à absolvição de 15 arguidos; Ministério Público anuncia recurso
    Demora na Justiça leva à absolvição de 15 arguidos; Ministério Público anuncia recurso
  • “Quero que as pessoas tenham orgulho na terra onde vivem”, diz Jorge Pereira da Freguesia de Moncarapacho
    “Quero que as pessoas tenham orgulho na terra onde vivem”, diz Jorge Pereira da Freguesia de Moncarapacho
  • Trabalhadores da Mercadona de Santarém escrevem carta aberta ao presidente da empresa onde se fala em “medo” e “abuso de poder”
    Trabalhadores da Mercadona de Santarém escrevem carta aberta ao presidente da empresa onde se fala em “medo” e “abuso de poder”

Opinião

  • Mergulhos mal calculados: um segundo que pode mudar uma vida | Por Miguel Relvas Silva
    Mergulhos mal calculados: um segundo que pode mudar uma vida | Por Miguel Relvas Silva
  • Alterações climáticas: guerra declarada à ciência | Por Miguel Freitas
    Alterações climáticas: guerra declarada à ciência | Por Miguel Freitas
  • O mercado das consciências | Por José Figueiredo Santos
    O mercado das consciências | Por José Figueiredo Santos

Europe Direct Algarve

  • Cruz Vermelha da Fuseta/Moncarapacho reforça resposta social perante os desafios de um Algarve em mudança
    Cruz Vermelha da Fuseta/Moncarapacho reforça resposta social perante os desafios de um Algarve em mudança
  • Comissário Carlos Coelho desafia Algarve a refletir sobre 40 anos de integração europeia
    Comissário Carlos Coelho desafia Algarve a refletir sobre 40 anos de integração europeia
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal