O crescente interesse pelos veículos elétricos (EV) no mercado de usados tem gerado oportunidades, mas também novos desafios para os compradores. A compra de um veículo elétrico usado pode ser uma excelente opção, mas é fundamental estar atento a alguns fatores que podem influenciar significativamente o estado e o valor do automóvel. A fraude de quilometragem e o desgaste da bateria são dois dos principais pontos de atenção, conforme alerta Matas Buzelis, especialista da plataforma carVertical, especializada em relatórios de histórico automóvel.
A ascensão dos veículos elétricos usados
Com a valorização dos veículos elétricos, modelos como o Tesla Model 3 estão entre os mais procurados no mercado de segunda mão. Segundo dados da carVertical, este modelo representa 16,1% das verificações de EVs na plataforma, seguido de outros veículos populares como o Model S (11,84%), o Nissan Leaf (11,83%) e o Audi e-tron (9,8%).
“A Tesla tem uma forte reputação no mercado dos veículos elétricos, sendo altamente cobiçada por condutores. A combinação de tecnologia de ponta, segurança e autonomia significativa faz dos seus veículos um excelente investimento, mesmo em segunda mão”, refere Buzelis. No entanto, este cenário favorável também levanta a necessidade de maior cuidado na escolha, especialmente com a quilometragem e o estado da bateria.
A verdade sobre o desgaste da bateria
Uma das questões mais importantes na compra de um EV usado é o estado da bateria. Embora os fabricantes ofereçam garantias de 8 a 10 anos ou até 160 mil km, o desempenho da bateria pode degradar-se com o tempo e a utilização. “Quanto maior for a quilometragem, maior será o desgaste da bateria”, explica Buzelis, acrescentando que o tipo de carregamento também influencia o envelhecimento da bateria. Carregar repetidamente a bateria em estações de carregamento rápido pode acelerar o seu desgaste, ao contrário de carregamentos mais lentos e cuidadosos até 80%, conforme as recomendações dos fabricantes.
A adulteração da quilometragem, prática comum entre alguns vendedores desonestos, é um dos maiores riscos ao comprar um veículo elétrico usado. Esta fraude pode esconder o real estado da bateria, o que torna a avaliação do automóvel ainda mais difícil. De acordo com a carVertical, 2,6% dos veículos elétricos verificados apresentavam quilometragem falsificada, sendo os híbridos (4,5%) e os veículos a gasolina e gasóleo (5,4% e 6,2%, respetivamente) ainda mais suscetíveis a este tipo de fraude.
Cuidado com os custos de reparação
Apesar de os veículos elétricos serem geralmente mais económicos em termos de manutenção — devido à sua construção mais simples e ao menor número de peças móveis —, as reparações podem ser dispendiosas no caso de acidentes. Dados da carVertical, citados pelo Executive Digest, revelam que o valor médio de danos nos EVs verificados é o mais alto entre os diferentes tipos de veículos, rondando os 7.023 euros. Em comparação, os híbridos registam danos médios de 6.793 euros, enquanto os veículos a gasolina e gasóleo apresentam danos de 5.957 euros e 4.256 euros, respetivamente.
No entanto, os EVs tendem a envolver-se em menos acidentes do que os veículos a combustão. Apenas 35,4% dos veículos elétricos verificados tinham sofrido danos, contra 49,1% dos veículos a gasolina e 46% dos a gasóleo. Esta diferença pode ser explicada pela menor presença de EVs no mercado e pela sua menor idade média, segundo o especialista da carVertical.
Dicas para evitar ser enganado
- Verifique o histórico do veículo: Utilize plataformas como a carVertical para consultar o histórico do veículo e verificar se a quilometragem foi adulterada ou se o veículo esteve envolvido em acidentes.
- Estado da bateria: Pergunte sempre sobre a saúde da bateria, especialmente se o veículo tiver uma quilometragem elevada. Se possível, peça um relatório de capacidade da bateria.
- Carregamento: Informe-se sobre os hábitos de carregamento anteriores. Um carro que foi frequentemente carregado em estações de carregamento rápido pode ter a bateria mais desgastada.
- Inspeção física: Tal como com qualquer veículo usado, faça uma inspeção completa do automóvel, verificando a existência de danos estruturais ou mecânicos que possam ter impacto no seu desempenho.
- Garantias: Confirme se o veículo ainda está coberto pela garantia de fábrica da bateria ou se é possível adquirir uma extensão de garantia.
A compra de um veículo elétrico usado pode ser uma excelente oportunidade para obter um automóvel tecnologicamente avançado e mais amigo do ambiente. No entanto, tal como com qualquer grande investimento, é essencial estar informado e tomar as devidas precauções. Como resume Buzelis, “um veículo elétrico usado pode ser um ótimo investimento, mas o comprador deve estar atento a todos os detalhes para evitar surpresas desagradáveis”.
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