É do conhecimento geral que utilizar o telemóvel enquanto conduz é imprudente. No entanto, há outra atividade relacionada com automóveis onde o uso do telemóvel também é desaconselhado: o abastecimento de combustível. Muitos de nós já reparámos nos sinais nas bombas de gasolina que avisam contra o uso de telemóveis enquanto se abastece o veículo. Mas será que existe realmente perigo em utilizar o telemóvel nas bombas de gasolina?
A teoria por detrás destes avisos é que a descarga elétrica dos telemóveis e dispositivos semelhantes poderia criar faíscas, resultando num incêndio ou explosão. Esta ideia parece suficientemente plausível, certo? No entanto, aos olhos dos especialistas, esses avisos são algo exagerados. Diversos testes, realizados com o intuito de simular cenários onde um telemóvel poderia provocar um incêndio durante o abastecimento, não produziram resultados que confirmem este perigo.
De facto, segundo os especialistas, citados pelo Leak, a probabilidade de um telemóvel provocar um acidente deste tipo é praticamente inexistente. Existem demasiados fatores que teriam de se alinhar para que isso acontecesse, tornando este cenário extremamente raro.
Utilizar o telemóvel enquanto abastece não é tão perigoso como se pode pensar. Na realidade, muitos especialistas observaram que mais incêndios em bombas de gasolina são iniciados pela descarga estática de indivíduos que voltaram a entrar nos seus carros durante o abastecimento e, ao sair, tocaram no bocal da bomba. Embora seja altamente improvável que o uso do telemóvel na bomba cause uma explosão, continua a não ser aconselhável ter os olhos colados ao ecrã enquanto abastece.
Tal como quando se conduz, falar, enviar mensagens de texto ou navegar em aplicações enquanto se abastece pode distraí-lo de potenciais perigos ao seu redor, como gasolina derramada, deixar o motor ligado ou esquecer-se de retirar o bico da bomba. Ou seja, afastar-se do ecrã continua a ser uma medida importante a adotar quando se está a abastecer o carro.
Portanto, apesar de a ciência não corroborar os medos de explosões causadas por telemóveis, a atenção aos detalhes e a segurança nunca devem ser negligenciadas. Afinal, a prevenção de acidentes é sempre a melhor abordagem.
Leia também: Fez eco em Espanha: “Nesta ilha escondida do Algarve respira-se um ar de exclusividade”