Com o inverno a chegar, a descida acentuada do mercúrio dificulta o arranque de muitos automóveis, cujos motores não estão otimizados para operar em condições tão adversas. Este cenário levanta uma série de questões sobre o comportamento do veículo quando está muito frio. Aprenda agora o que deve antes de pôr o carro a trabalhar quando está muito frio segundo a Meteored Portugal.
De acordo com a mesma fonte, a bateria do automóvel enfrenta desafios adicionais durante as estações mais frias. A necessidade de acionar sistemas elétricos, como desembaciadores do vidro traseiro, bancos aquecidos ou outros equipamentos, aumenta a exigência colocada sobre este componente, tornando o momento do arranque mais complexo.
Especialistas referem a existência de práticas frequentemente utilizadas para atenuar o impacto das baixas temperaturas, nomeadamente a redução da carga sobre a bateria antes do arranque ou o aquecimento moderado da mesma, desde que executado com o devido cuidado.
Em situações de frio extremo, já foram documentados casos em que a aplicação de fontes de calor seguras, como botijas de água quente ou panos aquecidos, contribui para melhorar as condições de ignição do motor. Outra técnica observada consiste no uso de dispositivos, como secadores de cabelo, para elevar ligeiramente a temperatura da bateria, mantendo sempre as devidas distâncias de segurança e evitando a utilização de materiais húmidos ou inflamáveis.
5 aspetos a considerar ao ligar o automóvel em dias frios
Seguem-se algumas orientações da Meteored Portugal a ter em conta ao colocar o veículo em funcionamento quando as temperaturas são baixas:
- Bater suavemente no capot antes de ligar o motor: Este procedimento ajuda a garantir que nenhum animal, como um gato, se refugie no compartimento do motor em busca de calor. Caso o motor seja acionado nessa situação, as peças em movimento podem provocar ferimentos graves. Algumas pancadas leves servem para afastar possíveis animais escondidos.
- Carregar totalmente no pedal da embraiagem antes de ligar o motor: Esta indicação aplica-se a veículos com transmissão manual. Ao pressionar a embraiagem até ao fundo, a transmissão é desengatada, reduzindo o esforço necessário para o motor de arranque, mesmo que o automóvel esteja em ponto morto.
- Evitar manter a chave na ignição durante demasiado tempo: Se o motor não arrancar à primeira, não se deve prolongar o acionamento da ignição por mais de cinco segundos, pois isso pode danificar tanto a bateria como o motor de arranque. É aconselhável aguardar cerca de 20 segundos antes de repetir a tentativa, dando tempo para a bateria recuperar alguma energia.
- Ativar as velas de incandescência várias vezes em motores a diesel: Antes de ligar o motor, recomenda-se ligar a ignição até que a luz indicadora da vela de incandescência se apague. Depois, desligar a ignição e repetir este processo duas ou três vezes. Desta forma, assegura-se que as velas atingem a temperatura adequada, facilitando o arranque.
- Estacionar em locais abrigados: Idealmente, o veículo deveria ficar numa garagem durante o inverno. Quando tal não é possível, deve procurar-se um local menos exposto ao vento ou, pelo menos, sem correntes de ar diretas na parte frontal do automóvel. Estacionar próximo de um candeeiro de rua pode fornecer uma fonte de calor ligeira. Outra possibilidade é cobrir o capot com um cobertor, o que poderá aumentar ligeiramente a temperatura do motor e facilitar o arranque.
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