O constante aumento dos preços dos combustíveis tem levado cada vez mais condutores a optar pela compra de carros elétricos. Apesar das desvantagens dos elétricos, relacionadas com o seu preço de aquisição e com a reduzida autonomia, quando comprada com os veículos ditos “tradicionais”, este tipo de automóvel tem sido a escolha de muitos portugueses, até porque há algumas vantagens associadas, nomeadamente no que toca ao estacionamento em lugares com parquímetro.
Para além dos benefícios a nível ambiental, os carros elétricos estão isentos do pagamento do Imposto Único de Circulação (IUC) e do Imposto Sobre Veículo (ISV). A estas duas vantagens junta-se uma terceira, que consiste na isenção ou redução dos valores de parquímetro, em algumas zonas do país que estão a incentivar o desenvolvimento da mobilidade elétrica. Assim, comprar um veículo elétrico é a solução para ficar isento do pagamento de alguns parquímetros.
Lisboa é uma das cidades que permite aos veículos elétricos o não pagamento de estacionamento nos lugares determinados pela Empresa Municipal de Estacionamento de Lisboa (EMEL). No entanto, estes veículos têm de possuir um dístico verde, que tem o custo anual de 12 euros.
Segundo avança a Hyundai, este dístico permite o estacionamento de veículos elétricos em todas as Zonas de Estacionamento de Duração Limitada, nos lugares tarifados, sem haver lugar ao pagamento da tarifa de estacionamento e sem limite de tempo. Ainda assim, existem outras zonas do país onde os veículos elétricos não têm de pagar parquímetro, desde que disponham do dístico azul, que identifica a viatura como sendo elétrica.
Os municípios de Beja, Guimarães, Mirandela, Oeiras, Oliveira de Azeméis, Póvoa do Varzim, Setúbal, Ribeira Brava e Funchal são os que isentam os veículos elétricos do pagamento de parquímetro. Para já, nenhum município do Algarve está a incentivar a mobilidade elétrica através deste benefício ao nível do estacionamento.
Leia também: O azeite é barato ao lado deste produto. Conheça o “novo ouro líquido” que se vende a 10.000€/kg