Conduzir vai muito além de simplesmente mover um veículo de um ponto A para um ponto B. Na verdade, a forma como nos posicionamos atrás do volante pode revelar muito sobre a nossa personalidade. Um estudo realizado pela Select Car Leasing, no Reino Unido, e citado pelo site Autogear, sugere que até mesmo a maneira como posicionamos as mãos no volante pode fornecer insights sobre quem somos.
De acordo com as regras convencionais, a posição correta das mãos no volante é às 10h10, com os braços quase fletidos a 90 graus. Essa posição oferece uma amplitude de movimento ideal para lidar com diversas situações na estrada, como manobras bruscas ou derrapagens.
No entanto, na prática, cada condutor adota a posição que considera mais confortável, mesmo que não seja a mais segura.
Lohani Noor, psicoterapeuta responsável pelo portal de compra e venda de veículos no Reino Unido, explica que a posição de condução pode refletir o estado de espírito e a personalidade de cada um. Por exemplo, quem conduz com as duas mãos no volante e os ombros tensos pode estar sob stress, enquanto quem guia com uma mão no centro do volante pode ser mais descontraído.
O estudo classifica os condutores em cinco categorias principais, com base na forma como seguram o volante:
- O Certinho: Segura o volante de acordo com as regras convencionais, às “dez para as duas”. São organizados, cumpridores e reservados.
- O Minimalista: Guia o carro com apenas uma mão, geralmente pousada no aro inferior do volante. São reservados, mas não levam a vida tão a sério e têm dificuldade em cumprir regras.
- O Tipo Cool: Segura o volante com apenas uma mão no aro superior. São descontraídos e otimistas, mas podem não levar compromissos muito a sério.
- O Aventureiro: Conduz com uma mão no centro do volante, indicando um espírito livre e destemido, tanto na estrada quanto na vida.
Seja qual for a sua preferência, lembre-se de que a segurança na estrada é fundamental. Portanto, mantenha-se atento e seguro em todas as situações de condução.
Leia também: Posso “pisar” o traço contínuo para ultrapassar ciclistas? Saiba o que diz o Código