A maioria dos condutores sabe que o consumo de combustível depende de vários fatores: desde a forma como se conduz, até à utilização do ar condicionado, passando pela manutenção do veículo. No entanto, poucos terão imaginado que a cor do automóvel também pode influenciar o consumo de combustível. Mas é exatamente isso que um estudo recente do Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, nos Estados Unidos, veio demonstrar.
De acordo com o projeto Cool Cars, apoiado pela Comissão de Energia da Califórnia, e citado pelo Executive Digest, a cor da carroçaria do veículo pode fazer uma diferença significativa nos níveis de consumo de combustível. Parece uma ideia inusitada, mas a explicação faz todo o sentido: as cores claras refletem melhor os raios solares, enquanto as cores escuras os absorvem. Esta simples diferença pode ter um impacto direto na temperatura interior do carro, o que, por sua vez, afeta a necessidade de recorrer ao ar condicionado — um dos maiores responsáveis pelo aumento do consumo de combustível.
O estudo que comprovou a teoria
Os investigadores realizaram testes com dois automóveis idênticos, diferenciados apenas pela cor: um prateado e outro preto. Ambos os veículos foram estacionados ao sol, com o ar condicionado desligado durante uma hora e, de seguida, ligado no máximo durante meia hora. Este ciclo repetiu-se cinco vezes, e os resultados foram claros.
O carro prateado apresentou uma temperatura no tejadilho até 25 graus Celsius mais baixa do que o veículo preto, e o ar no interior estava entre 5 a 6 graus mais fresco. No final, os dados revelaram que o esforço necessário para arrefecer o carro prateado foi 13% inferior ao do carro preto. Segundo o estudo, as cores claras conseguem refletir até 60% mais luz solar do que as cores escuras, reduzindo a absorção de calor e, assim, a necessidade de arrefecimento interior.
Impacto no consumo de combustível
Mas como é que isto se traduz em termos de consumo? A resposta está no uso do ar condicionado. Quanto mais quente estiver no interior do veículo, maior será a necessidade de utilizar o ar condicionado para manter o ambiente confortável. E o ar condicionado, como se sabe, aumenta o consumo de combustível. Assim, ao optar por um carro de cor clara, que reflete melhor os raios solares, o condutor poderá reduzir o uso do ar condicionado, o que se traduzirá numa poupança no consumo de combustível.
Uma escolha inteligente e económica
Este estudo oferece uma nova perspetiva ao escolher a cor de um carro. Se, até agora, a decisão era puramente estética, os condutores têm agora um novo fator a considerar: a cor pode influenciar os custos de combustível. Optar por uma carroçaria clara não só pode tornar as viagens mais confortáveis, como também permitir uma poupança significativa ao longo do tempo.
Claro que, além da cor, há outras formas de reduzir o consumo associado ao ar condicionado. Por exemplo, habituar-se ao calor nos primeiros minutos de condução, até que o sistema de ar condicionado funcione de forma mais eficiente, pode fazer a diferença. Porém, o estudo é claro: para quem quer poupar, um carro com uma carroçaria de cor clara é uma escolha que pode realmente compensar.
Por isso, antes de comprar o próximo veículo, vale a pena lembrar que a cor pode ser mais do que uma questão de gosto pessoal — pode ser a chave para poupar combustível.
Leia também: Tem alguma em casa? Conheça as 16 moedas portuguesas mais valiosas e raras