Se o motor do seu automóvel aquece e o obriga a fazer algumas paragens, está na altura de saber o motivo desse problema e solucioná-lo. E pode haver várias causas para isso.
Mas como saber se o motor aqueceu demasiado? É simples, basta estar atento à posição do ponteiro e, se notar que ele se aproximou da zona vermelha, deve imediatamente parar o veículo e desligar o motor. Caso tenha um automóvel mais moderno, o ponteiro é substituído por um alerta de aquecimento de cor vermelha.
Possíveis causas
Segundo o artigo publicado recentemente no Ekonomista, uma das causas de sobreaquecimento do motor pode estar relacionada com problemas na correia dentada ou na ventoinha. Se a ventoinha não estiver a funcionar de forma correta, é provável que, numa situação de trânsito intenso, haja um maior aquecimento do motor, uma vez que essa situação exige um maior esforço do mesmo. Mas se a ventoinha estiver a funcionar bem, o sobreaquecimento já não vai acontecer, pois ela começará a forçar a ventilação do ar no radiador e, assim, reduz a temperatura do líquido que refrigera o motor.
Outro motivo que pode causa o aquecimento do motor em demasia é haver um defeito na bomba de água e/ou na válvula do termóstato. Se tem por hábito utilizar um aditivo que não é recomendado pelo fabricante da marca automóvel, pare de o fazer, pois isso poderá causar problemas nestas componentes caso não possua o que é necessário para evitar ferrugem e a formação de crostas que podem entupir o sistema.
Uma terceira causa de sobreaquecimento é haver fugas de líquido no radiador. Se houver corrosão do radiador ou dos tubos que a ele estão ligados pode haver degradação dos mesmos e consequente fuga de líquido. Visto que são os tubos do radiador que permitem a circulação da água/líquido de refrigeração, convém verificar se está tudo bem com os mesmos.
O quarto e último motivo, segundo o Ekonomista, é o nível de óleo estar baixo. Como é o óleo do motor que o arrefece, de modo a evitar que as partes móveis internas do motor não aqueçam por atrito, se o seu nível estiver baixo há maior probabilidade de o motor aquecer mais rapidamente e além do suposto.
Dicas para evitar o sobreaquecimento do motor
Uma das dicas está relacionada com a última causa que mencionámos, o nível de óleo. A cada 20 mil quilómetros deve mudar o óleo para evitar possíveis chatices, como já referido.
Outra dica importante é verificar todas as semanas o nível da água ou líquido de refrigeração do radiador. Deve também estar atento a ruídos estranhos na zona do motor e, ainda, como sugere o Ekonomista, verificar a temperatura no respetivo indicador no quadro de instrumentos.
Contudo, nunca faça estas verificações quando o motor está quente, pois pode sofrer queimaduras.
O que fazer vs o que nunca fazer
Se verificar que há fumo a sair do motor ou, simplesmente, ar quente das condutas do ar condicionado no habitáculo, deve esperar cerca de 40 minutos para que o motor arrefeça e, depois, abra o capot para tentar perceber qual é o problema.
Deve ainda trocar o líquido de arrefecimento. No entanto, se o problema persistir, leva o veículo a uma oficina.
Relativamente ao que não deve nunca fazer, tome nota dos seguintes conselhos: nunca abra a tampa do radiador, pois o sistema está sobre pressão e se abre a tampa irá espirrar água e causar ferimentos, e não despeje água fria por cima do motor, uma vez que isso poderá causar um choque térmico que danificará o bloco.
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