No mundo automóvel, bem como em Portugal, sempre houve discussões sobre o uso de combustível premium e combustível low-cost. Há quem diga que são exatamente iguais, enquanto outros juram que existem diferenças no desempenho do carro. Há pessoas que são mais fãs de poupar do que outras e, também para aquelas que fazem muitos quilómetros semanalmente, é muitas vezes preferível abastecer o depósito onde é mais barato. Há também quem, de vez em quando, abasteça num posto de marca com um combustível mais premium para variar.
A grande questão prende-se com o seguinte: haverá consequências graves para o motor do carro se abastecermos sempre com combustível mais barato, conhecido também como low-cost? Será que existe realmente diferença? E, a existir, será que justifica o preço mais elevado? Saiba mais em seguida neste artigo que tem colaboração do Leak.
Os combustíveis nunca foram propriamente baratos em Portugal. Com o aumento dos preços, muito motivados pela guerra da Ucrânia, os valores nunca mais voltaram ao que eram. Além disso, os impostos praticados pelo Governo português são muito mais altos do que noutros países europeus, o que gera grande controvérsia. Por todas essas razões, muitas pessoas optam por abastecer nos postos mais baratos ao longo do país.
Embora a maioria dos combustíveis vendidos em Portugal seja refinada nas mesmas refinarias e a partir da mesma matéria-prima, podem existir algumas diferenças, sobretudo nos aditivos e no transporte. Cada marca afirma ter a sua própria “receita secreta” e os seus próprios métodos de transporte. Esta receita pode incluir mais ou menos aditivos e, em adição, os camiões cisterna podem estar mais ou menos limpos.
Portanto, embora alguns mecânicos e condutores digam que usar combustíveis low-cost podem prejudicar o seu carro, a verdade é que, em variados estudos e comparações realizados, por exemplo, pela DECO Proteste (embora não recentemente, no ano de 2012), havendo outros testes mais recentes, nunca foram realmente provados efeitos negativos significativos do uso de combustível low-cost para a saúde do motor.
Resumindo, existem diferenças entre os combustíveis de diferentes postos, bem como entre os combustíveis simples e aditivados de cada marca. No entanto, são diferenças marginais. Por exemplo, no passado, a Galp já avançou que os combustíveis mais baratos cumprem todos os requisitos legais.
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