Se já conduziu um veículo antigo sem direção assistida, sabe bem a diferença que este sistema faz nos automóveis modernos. Este componente permite-nos rodar o volante com um esforço mínimo, graças a um complexo sistema hidráulico e a uma série de peças interligadas. Embora os veículos mais recentes estejam a adotar cada vez mais sistemas de direção assistida elétrica, os sistemas hidráulicos continuam a ser bastante comuns. Estes requerem manutenção regular para funcionarem corretamente.
Abaixo, enumeramos alguns sinais que indicam problemas na direção assistida do seu carro, segundo o Leak:
Fluido da Direção Assistida Sujo
O fluido da direção assistida hidráulica deve ter uma cor vermelha intensa. No entanto, com o tempo, pode degradar-se e acumular contaminantes. Se o fluido apresentar um aspeto lamacento, borbulhante, grumoso ou mesmo preto, é um sinal claro de que precisa ser substituído urgentemente.
Estas alterações na cor do fluido ocorrem devido a várias razões, sendo a mais comum a idade. Com o tempo, o fluido degrada-se e absorve sujidade, pó e outros contaminantes que entram no sistema. Embora um fluido castanho ou lamacento não seja motivo de grande preocupação, é crucial substituí-lo o mais rapidamente possível.
Sons Estranhos ao Virar o Volante
Um dos sinais mais comuns de problemas na direção assistida é o volante ruidoso. Em condições normais, o volante deve girar de forma suave e silenciosa. Contudo, se o fluido estiver baixo ou contaminado, ou se houver problemas mais graves no sistema, pode ouvir um guincho agudo ou um gemido ao virar o volante. Este problema deve-se geralmente à dificuldade de funcionamento da bomba de direção assistida, que sem a quantidade adequada de fluido limpo, não consegue operar eficientemente e carece da lubrificação correta.
Dificuldade em Rodar o Volante
O sistema de direção assistida hidráulica do seu carro utiliza fluido pressurizado para ajudar a virar o volante. Este sistema é composto por várias peças, incluindo uma bomba, uma válvula rotativa, uma cremalheira, uma engrenagem e o próprio fluido hidráulico. Se alguma destas peças falhar ou ficar danificada, o sistema não funcionará corretamente e, em alguns casos, poderá deixar de funcionar completamente. À medida que a capacidade do sistema para pressurizar o fluido diminui, torna-se cada vez mais difícil virar o volante.
Fugas de Fluido
Se encontrar uma mancha grande e húmida no chão onde o carro estava estacionado, pode estar a lidar com uma fuga de fluido. Identificar a origem e o tipo de fluido é vital para evitar problemas maiores. Fugas de fluido da direção assistida são particularmente difíceis de identificar, pois este fluido é muito semelhante ao da transmissão – em alguns casos, são mesmo idênticos. No entanto, há algumas dicas que podem ajudar.
Tanto o fluido da direção assistida como o da transmissão são geralmente vermelhos vivos e têm odores e consistências semelhantes. Contudo, as fugas de fluido da direção assistida tendem a deixar poças na parte frontal do veículo. Uma fuga na cremalheira pode originar gotas mais atrás, mas ainda assim, as poças estarão geralmente na área entre os pneus dianteiros.
Leia também: Estas são as seis cidades algarvias entre as 10 mais caras de Portugal