O preço dos combustíveis continua a variar de semana para semana e muitos condutores procuram formas de poupar no combustível. Há quem aconselhe a ser suave no acelerador ou até a travar, sem travar, isto é, a levantar o pé do acelerador para diminuir a velocidade, em vez de utilizar o pedal do travão, por exemplo na antecipação de semáforos ou sinal de stop. No entanto, há um outro truque que o pode levar a poupar 200 euros em combustível ao fim de um ano.
Se o seu automóvel integra o sistema Start-Stop, poupar no combustível está ao seu alcance. É que este sistema desliga automaticamente o motor, assim que o condutor deixa o carro em “ponto-morto”, reativando quando é chegado o momento de retomar a marcha. Significa isto que o Start-Stop permite que o veículo não consuma enquanto está imóvel.
Para além de poupar no combustível, este sistema também reduz as emissões de gases dos veículos que o integram. De acordo com o Motor24, foi há pouco mais de uma década que a tecnologia Start-Stop se tornou cada vez mais comum nos veículos, sobretudo na Europa, uma vez que nos Estados Unidos ainda existem muitos veículos que não se encontram munidos com este sistema.
Note que esta tecnologia pode ser vantajosa, no que diz respeito à redução do consumo de combustível, já que este pode ser reduzido entre 4 a 10%, em cidade. De qualquer forma, esta percentagem irá sempre variar consoante a sua forma de conduzir.
Ainda assim, estudos mais recentes revelam que a tecnologia Start-Stop pode levar a uma poupança de combustível entre os 340 e os 2.000 euros, ao fim de uma década. Quer isto dizer que em apenas um ano poderá chegar a poupar 200 euros em combustível.
Leia também: Saiba o que deve fazer se avistar o fugitivo algarvio Fábio “Cigano” condenado a 25 anos de prisão