Verificar a pressão dos pneus do seu automóvel deverá ser um processo a repetir todos os meses, já que a pressão errada dos pneumáticos traz consequências, como um maior desgaste dos pneus e um aumento no consumo de combustível. Ao contrário dos espanhóis, os portugueses não estão habituados a pagar para calibrar os pneus numa bomba de combustível, no entanto, há pelo menos um posto que já cobra o serviço.
Foi na bomba da Shell do Seixal que um cliente se mostrou surpreendido ao reparar que era necessário pagar para verificar a pressão dos pneus do seu veículo. A máquina que habitualmente fornece de forma gratuita os serviços de ar e água está a cobrar neste posto de combustível um euro, para ter acesso à mesma por um período de cinco minutos.
O Pplware cita uma fonte oficial do espaço da Shell do Seixal, que confirma que o cliente “coloca dinheiro e a máquina fornece o serviço pelo qual ele colocou o dinheiro”. A mesma fonte esclarece que o serviço de ar e água é pago desde o dia em que o posto de combustível abriu ao público. Ainda assim, sublinha que este serviço não é pago em todas as bombas da Shell.
Para já, sabe-se que na Shell do Seixal terá de pagar um euro para ter acesso durante cinco minutos ao ar e à água. De salientar que, para além do aumento do consumo de combustível e do maior desgaste dos pneus, a pressão errada dos mesmos reduz a segurança e o conforto dos ocupantes do automóvel. Está até comprovado por alguns estudos que os pneus perdem quase 0,1 BAR por mês, pelo que deverá calibrá-los mensalmente.
Leia também: Tem uma multa por pagar? Saiba onde verificar e como se pode defender