O Carro Europeu do Ano trata-se de um prémio estabelecido na Europa pela fundação Car Of the Year, desde 1964. O júri é composto por jornalistas ligados à imprensa especializada em automóveis, oriundos de sete países, que votam nos seus carros de eleição. Esses votos traduzem-se em pontos e o automóvel que obtiver a maior pontuação sai vencedor. Tal como o nome indica, este prémio é atribuído anualmente.
Em 2024, o Renault Scénic E-Tech Electric foi votado o Carro do Ano 2024 na Europa, com 322 pontos atribuídos por 22 jurados. No entanto, foquemo-nos na edição anterior deste prémio, até porque o veículo que recebeu o galardão foi sujeito a testes de segurança e não obteve uma boa classificação. Num total de cinco estrelas possíveis, o Jeep Avenger ficou-se pelas três estrelas.
Foi no ano passado que o Jeep Avenger, primeiro modelo com motor 100% elétrico da Jeep, foi eleito Carro Europeu do Ano. Este veículo foi o mais votado entre os 57 jurados, entre os quais estavam dois jornalistas portugueses, Joaquim Oliveira e Francisco Mota. A verdade é que os jurados lusos votaram a favor do Nissan Ariya, que ficou com a medalha de bronze.
O que é certo é que o Jeep Avenger, que se sagrou vencedor desta votação, foi sujeito a testes levados a cabo pelo Euro NCAP, organização independente que avalia a segurança de automóveis. Com uma classificação de 79%, a proteção de ocupantes foi a melhor categoria do versátil SUV da Jeep. Na proteção de crianças, o Avenger recebeu 70% de nota, segundo avança o Notícias ao Minuto.
No que diz respeito à vulnerabilidade dos peões e às assistências de segurança, o Jeep Avenger conseguiu apenas uma pontuação de 59% e 53%, respetivamente. Assim sendo, este automóvel conseguiu obter apenas três estrelas nestes testes de segurança, num total de cinco possíveis.
Leia também: Esta é uma das bombas de gasolina mais baratas do país e está a oferecer 3 litros de combustível