O estudo é da HelloSafe Portugal e mostra que nos últimos 10 anos foram furtados/roubados 36 veículos por dia em Portugal, o que significa que um carro é roubado a cada 40 minutos. Estes números colocam Portugal no 11º lugar da tabela liderada pela Itália, no que diz respeito a este tipo de criminalidade. A investigação que cruzou informação do INE, Pordata e Eurostat determinou ainda quais as regiões do país em que mais carros são roubados.
Dizem os números que na última década foram furtados, isto é, retirados aos seus proprietários sem recurso à violência, 113.633 veículos em Portugal, ao passo que foram roubados, isto é, retirados com recurso à violência, outros 17.839. Lisboa, Porto e Algarve são as regiões do país onde este tipo de crime é praticado com maior incidência.
Enquanto no Porto e em Lisboa, o número de furtos de veículos (em que o carro desaparece) e em veículos (quando são roubadas peças ou bens presentes a bordo do automóvel) superou os 100.000 na última década, no Algarve este número chegou aos 21.087. Apesar da discrepância entre o número de furtos nas duas áreas metropolitanas e no Algarve, este último ultrapassa Lisboa quando se fala na taxa de furto de veículos por cada 100 mil habitantes.
O site Motor24 cita ainda um outro dado deste estudo que nos remete para as regiões portuguesas onde este tipo de crime acontece com menor frequência. Falamos da Madeira, do Douro, da Beira Baixa e Beira Alta e ainda da Serra da Estrela.
Leia também: Posso “pisar” o traço contínuo para ultrapassar ciclistas? Saiba o que diz o Código