Se considera que as suas viagens para o Algarve são muito demoradas, vai certamente gostar desta iniciativa. Esta nova infraestrutura “aumenta a competitividade dos serviços ferroviários entre Lisboa e a região sul (Alentejo e Algarve) com redução de cerca de 30 minutos face aos percursos atuais, bem como com maior frequência dos serviços”.
O Governo anunciou, na terça-feira, a construção de uma nova ponte que fará a Terceira Travessia do Tejo (TTT) em Lisboa, entre Chelas e o Barreiro, sendo que a ponte será simultaneamente ferroviária e rodoviária. “Esta nova travessia vai resolver constrangimentos de capacidade da infraestrutura ferroviária nas ligações a sul”, promete o Executivo, em comunicado.
Esta nova infraestrutura “aumenta a competitividade dos serviços ferroviários entre Lisboa e a região sul (Alentejo e Algarve) com redução de cerca de 30 minutos face aos percursos atuais, bem como com maior frequência dos serviços”.
Esta nova ponte “Reduz o tempo de percurso no eixo Lisboa-Barreiro em 10 minutos e no eixo Lisboa-Setúbal em 30 minutos, e permite ainda o reforço da oferta ferroviária suburbana (Linhas de Cintura, de Sintra e Eixo Norte/Sul). Finalmente, permite o tráfego ferroviário de mercadorias sem restrições”, considera o Governo.
A nova ponte será “essencial para as acessibilidades ao Novo Aeroporto de Lisboa, localizado no Campo de Tiro de Alcochete” e a “solução de uma ponte com linha férrea por baixo e estrada por cima soluciona diversos problemas”, cita o Notícias ao Minuto.
“A componente rodoviária é complementar às travessias existentes (pontes 25 de Abril e Vasco da Gama) cujo nível de serviço e fiabilidade estão em declínio. Reforça também a acessibilidade direta no corredor Lisboa-Barreiro e melhora as acessibilidades de Lisboa ao triângulo Barreiro-Moita-Coina, com ganhos de tempo que, em alguns casos, chegam a 50%”, acrescenta o Governo.
Já a “componente ferroviária integra-se na Rede Ferroviária Convencional (Linha de Cintura, Linha do Alentejo e acesso ao Novo Aeroporto de Lisboa), permitindo a ligação de alta velocidade entre Lisboa e Madrid”.
“Os próximos passos neste processo são a conclusão dos estudos relativos às caraterísticas da TTT e a definição de um novo modelo de gestão para as três travessias do Tejo em Lisboa, que inclua a construção da TTT”, como se pode ler na mesma nota.
O Governo decidiu mandatar a Infraestruturas de Portugal (IP) para concluir os estudos para a construção da TTT e da ligação ferroviária de alta velocidade Lisboa-Madrid, anunciou o primeiro-ministro, Luís Montenegro.
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