Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Condutor preocupado a falar com o mecânico. Crédito: Freepik
Condutor preocupado a falar com o mecânico. Crédito: Freepik
Auto

Especialista em motores alerta para erro que os condutores cometem ‘sem saber’ ao abastecer que leva a reparações acima dos 3.500€

Este erro que muitos condutores cometem ao abastecer pode parecer inofensivo, mas pode levar a reparações avultadas

16:10 28 Outubro, 2025 15:48 28 Outubro, 2025
Gonçalo ViegasGonçalo ViegasContent Creator
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Muitos condutores desconhecem que um simples erro ao abastecer o carro pode transformar-se num problema sério e dispendioso. Com o aumento dos preços dos combustíveis, são cada vez mais aqueles que tentam aproveitar até à última gota, mas essa prática pode sair muito cara.

À medida que o custo de vida sobe, muitos condutores procuram tirar o máximo proveito de cada litro de combustível. Contudo, uma prática aparentemente inofensiva nas bombas está a causar avarias graves nos veículos e contas de oficina que ultrapassam facilmente os milhares de euros.

O especialista em motores diesel Aldis Ozols, CEO e fundador da empresa A1 Diesel, alertou que continuar a abastecer depois do primeiro “clique” do bico da bomba pode provocar danos significativos. Segundo o técnico, citado pelo jornal britânico The Mirror, essa atitude compromete o sistema de combustível e resulta em reparações dispendiosas.

Perigo de ignorar o primeiro clique

Ozols explica que os motores diesel modernos têm sistemas de combustível muito precisos, que dependem de margens exatas de funcionamento. “Os depósitos de combustível a gasóleo contêm um sistema integrado de recuperação de vapores que precisa de espaço de ar para funcionar corretamente. Quando se continua a encher depois do primeiro clique, esse sistema é inundado, o que pode danificar o filtro de carvão ativado e causar problemas de pressão de combustível.”

Carros mais modernos, maiores riscos

Os veículos mais recentes estão entre os mais vulneráveis, devido aos sistemas de controlo de emissões avançados que utilizam. Estes podem falhar facilmente se o combustível recuar para componentes internos. O alerta surge num contexto de preços elevados do gasóleo, que leva cada vez mais condutores a tentar aproveitar até à última gota.

O corte automático das bombas existe precisamente para evitar isso. Foi criado para interromper o abastecimento quando o depósito atinge a capacidade considerada segura.

Reparações que podem custar milhares

“O primeiro clique é uma medida de segurança, não apenas uma sugestão”, sublinha Ozols. “Os veículos diesel atuais utilizam sistemas common rail de alta pressão, que podem chegar aos 2.500 bar. Estes sistemas precisam de estar completamente limpos e sem contaminações.”

Os danos resultantes podem sair caros. A substituição de um filtro de carvão ativado danificado pode custar entre £200 e £400 (cerca de 235 a 470 euros), enquanto avarias mais sérias em injetores ou bombas de alta pressão podem ultrapassar £3.000 (cerca de 3.525 euros), de acordo com a mesma fonte.

Impacto da temperatura no combustível

Ozols recorda ainda que “o gasóleo expande cerca de 0,7% por cada aumento de 10 °C na temperatura. Se encher o depósito até ao limite numa manhã fria, o combustível expande-se à medida que aquece e precisa de espaço para isso. Caso contrário, inunda componentes essenciais do sistema.”

Muitos condutores que ignoram o primeiro clique acabam por cometer este erro ao abastecer e enfrentar luzes de avaria acesas no painel, menor eficiência de combustível e, em casos extremos, falhas completas no sistema de emissões.

Método certo para abastecer

A regra é simples, mas muitos condutores ignoram-na. “Pare no primeiro clique, pendure a pistola e evite a tentação de arredondar para o euro mais próximo ou de tentar meter mais combustível”, aconselha Ozols.

O especialista acrescenta, citado pelo The Mirror: “Alguns condutores pensam que ao colocar um pouco mais de combustível estão a poupar dinheiro ou tempo, mas esse raciocínio de curto prazo resulta em custos elevados a longo prazo. O primeiro clique é a sua proteção contra reparações dispendiosas.”

Outra recomendação

Por fim, recomenda sempre verificar o manual do veículo, já que alguns modelos são mais sensíveis ao sobreenchimento. “Pense no clique automático como o aviso do próprio depósito a dizer-lhe que atingiu a capacidade ideal”, conclui Ozols. “Ignorar esse sinal e cometer este erro ao abastecer pode transformar um simples abastecimento de £80 (cerca de 94 euros) numa reparação de £3.000 (cerca de 3.525 euros).”

Leia também: Atenção pensionistas: pensões destes valores não vão aumentar em 2026 mas pode vir aí um ‘bónus’

Jovem a mostrar a carta de condução. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Brisa vai oferecer a carta de condução a cinco jovens: saiba quem pode concorrer e como participar

18:00 16 Outubro, 2026 14:15 15 Outubro, 2026

A Brisa lançou um passatempo que vai oferecer a cinco jovens a formação necessária para obter a carta de condução de categoria B

Algarve Cultura

Algoz celebra Halloween com baile, DJ e concurso de máscaras

18:10 16 Outubro, 2026 17:56 16 Outubro, 2026

Festa de Halloween anima Algoz a 31 de outubro com música, concurso de máscaras, prémios e entrada livre no Centro Cultural Luís Augusto Mascarenhas

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva está a caminho de Portugal continental e chega já neste dia: estas serão as regiões mais afetadas

09:30 16 Outubro, 2026 14:05 15 Outubro, 2026

A chuva regressa a algumas regiões de Portugal continental antes de uma descida das temperaturas generalizada

Supermercado Mercadona. Crédito: Foto DR
Algarve Economia

Depois de Portimão e Faro, vêm aí mais lojas da Mercadona no Algarve? Empresa tem uma palavra a dizer

13:20 15 Outubro, 2026 12:38 15 Outubro, 2026

Após a abertura em Portimão e com Faro na agenda, vão surgir mais lojas da Mercadona no Algarve? Empresa respondeu ao POSTAL

Opinião

Numeiro, o Grande Gatsby português | Por André Leman

15:36 16 Outubro, 2026 15:36 16 Outubro, 2026

"Talvez seja essa a grande lição que o Grande Gatsby português ainda esteja a tempo de aprender: o dinheiro pode comprar o convite, o champanhe e até a companhia. Mas nunca poderá comprar a sinceridade de quem levanta o copo"

Agentes da PSP a fiscalizar carros estacionados. Crédito: Freepik AI
Auto Nacional

Costuma estacionar muito perto de outros carros? Pode levar uma multa até 150 euros por este motivo

13:40 16 Outubro, 2026 13:01 16 Outubro, 2026

O Código da Estrada não obriga a deixar um determinado número de centímetros entre dois carros estacionados

Algarve

Automóvel e autocarro colidem na EN125 e fazem dois feridos em Faro

12:13 16 Outubro, 2026 12:14 16 Outubro, 2026

Um ferido grave e outro ligeiro resultaram de uma colisão entre um carro e um autocarro na EN125, no concelho de Faro

Algarve

Fogo em habitação deixa cinco feridos e mobiliza socorro em Olhão

07:20 16 Outubro, 2026 07:23 16 Outubro, 2026

Cinco pessoas sofreram queimaduras num incêndio numa habitação em Olhão e foram transportadas ao hospital durante a noite desta quinta-feira

Casal bem agasalhado devido ao frio. Crédito: Freepik AI
Tempo

Massa de ar polar aproxima-se de Portugal e temperaturas vão descer até aos 4 ºC: estas serão as regiões mais frias

17:40 16 Outubro, 2026 17:02 16 Outubro, 2026

Uma massa de ar de origem polar aproxima-se da Península Ibérica e poderá deixar algumas regiões de Portugal com temperaturas próximas dos 0 ºC

Europe Direct Algarve

Jovens do Algarve, Alentejo e Andaluzia debatem futuro da democracia em encontro transfronteiriço

16:14 16 Outubro, 2026 17:08 16 Outubro, 2026

Participantes das três regiões reúnem-se até domingo em El Rocío para propor medidas que reforcem a democracia e a participação cívica

Acidente de carro. Crédito: Freepik
Nacional

Mulher morre após carro capotar em Odivelas: estaria a ter relações sexuais com condutor que “ajeitou a roupa” e fugiu

15:50 15 Outubro, 2026 15:26 15 Outubro, 2026

A vítima, uma mulher de 49 anos morreu depois de um carro ter capotado em Odivelas

Vida & Lazer

Deixe as maçãs no supermercado se vir este sinal: especialista alerta para detalhe que muitos ignoram

21:40 15 Outubro, 2026 16:42 15 Outubro, 2026

Antes de colocar as maçãs no carrinho, há um sinal que merece especial atenção.

Algarve Cultura

São Brás distingue vocalista d’Os Vizinhos com voto de louvor pelo percurso na música

18:20 16 Outubro, 2026 18:03 16 Outubro, 2026

Município homenageou David Mendonça, vocalista d’Os Vizinhos, reconhecendo o percurso do músico são-brasense e a projeção alcançada a nível nacional

Ciência Mundo

Agricultor usou uma pedra como peso de porta durante décadas e só depois descobriu que valia quase 90 mil euros

16:40 15 Outubro, 2026 17:28 15 Outubro, 2026

Durante cerca de 30 anos, uma pedra de 10 quilos serviu apenas para manter aberta a porta de um celeiro

Algarve

Telmo Pinto pede poderes excecionais para responder à crise da habitação no Algarve

17:21 16 Outubro, 2026 17:22 16 Outubro, 2026

Presidente da Câmara de Loulé alerta para uma emergência na habitação e reclama mais autonomia municipal, financiamento e revisão urgente do PROT

Opinião

O Mikas tem quem o socorra. E os nossos idosos? | Por Luís Ganhão

19:11 14 Outubro, 2026 19:13 14 Outubro, 2026

"O Mikas teve apenas a sorte de encontrar seres humanos preocupados com o seu bem-estar. Há idosos portugueses que não podem dizer o mesmo"

Jovem a mostrar a carta de condução. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Brisa vai oferecer a carta de condução a cinco jovens: saiba quem pode concorrer e como participar

18:00 16 Outubro, 2026 14:15 15 Outubro, 2026

A Brisa lançou um passatempo que vai oferecer a cinco jovens a formação necessária para obter a carta de condução de categoria B

Algarve, Cultura

Algoz celebra Halloween com baile, DJ e concurso de máscaras

18:10 16 Outubro, 2026 17:56 16 Outubro, 2026

Festa de Halloween anima Algoz a 31 de outubro com música, concurso de máscaras, prémios e entrada livre no Centro Cultural Luís Augusto Mascarenhas

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva está a caminho de Portugal continental e chega já neste dia: estas serão as regiões mais afetadas

09:30 16 Outubro, 2026 14:05 15 Outubro, 2026

A chuva regressa a algumas regiões de Portugal continental antes de uma descida das temperaturas generalizada

Supermercado Mercadona. Crédito: Foto DR
Algarve, Economia

Depois de Portimão e Faro, vêm aí mais lojas da Mercadona no Algarve? Empresa tem uma palavra a dizer

13:20 15 Outubro, 2026 12:38 15 Outubro, 2026

Após a abertura em Portimão e com Faro na agenda, vão surgir mais lojas da Mercadona no Algarve? Empresa respondeu ao POSTAL

Opinião

Numeiro, o Grande Gatsby português | Por André Leman

15:36 16 Outubro, 2026 15:36 16 Outubro, 2026

"Talvez seja essa a grande lição que o Grande Gatsby português ainda esteja a tempo de aprender: o dinheiro pode comprar o convite, o champanhe e até a companhia. Mas nunca poderá comprar a sinceridade de quem levanta o copo"

Agentes da PSP a fiscalizar carros estacionados. Crédito: Freepik AI
Auto, Nacional

Costuma estacionar muito perto de outros carros? Pode levar uma multa até 150 euros por este motivo

13:40 16 Outubro, 2026 13:01 16 Outubro, 2026

O Código da Estrada não obriga a deixar um determinado número de centímetros entre dois carros estacionados

Algarve

Automóvel e autocarro colidem na EN125 e fazem dois feridos em Faro

12:13 16 Outubro, 2026 12:14 16 Outubro, 2026

Um ferido grave e outro ligeiro resultaram de uma colisão entre um carro e um autocarro na EN125, no concelho de Faro

Algarve

Fogo em habitação deixa cinco feridos e mobiliza socorro em Olhão

07:20 16 Outubro, 2026 07:23 16 Outubro, 2026

Cinco pessoas sofreram queimaduras num incêndio numa habitação em Olhão e foram transportadas ao hospital durante a noite desta quinta-feira

Casal bem agasalhado devido ao frio. Crédito: Freepik AI
Tempo

Massa de ar polar aproxima-se de Portugal e temperaturas vão descer até aos 4 ºC: estas serão as regiões mais frias

17:40 16 Outubro, 2026 17:02 16 Outubro, 2026

Uma massa de ar de origem polar aproxima-se da Península Ibérica e poderá deixar algumas regiões de Portugal com temperaturas próximas dos 0 ºC

Europe Direct Algarve

Jovens do Algarve, Alentejo e Andaluzia debatem futuro da democracia em encontro transfronteiriço

16:14 16 Outubro, 2026 17:08 16 Outubro, 2026

Participantes das três regiões reúnem-se até domingo em El Rocío para propor medidas que reforcem a democracia e a participação cívica

Acidente de carro. Crédito: Freepik
Nacional

Mulher morre após carro capotar em Odivelas: estaria a ter relações sexuais com condutor que “ajeitou a roupa” e fugiu

15:50 15 Outubro, 2026 15:26 15 Outubro, 2026

A vítima, uma mulher de 49 anos morreu depois de um carro ter capotado em Odivelas

Vida & Lazer

Deixe as maçãs no supermercado se vir este sinal: especialista alerta para detalhe que muitos ignoram

21:40 15 Outubro, 2026 16:42 15 Outubro, 2026

Antes de colocar as maçãs no carrinho, há um sinal que merece especial atenção.

Algarve, Cultura

São Brás distingue vocalista d’Os Vizinhos com voto de louvor pelo percurso na música

18:20 16 Outubro, 2026 18:03 16 Outubro, 2026

Município homenageou David Mendonça, vocalista d’Os Vizinhos, reconhecendo o percurso do músico são-brasense e a projeção alcançada a nível nacional

Ciência, Mundo

Agricultor usou uma pedra como peso de porta durante décadas e só depois descobriu que valia quase 90 mil euros

16:40 15 Outubro, 2026 17:28 15 Outubro, 2026

Durante cerca de 30 anos, uma pedra de 10 quilos serviu apenas para manter aberta a porta de um celeiro

Algarve

Telmo Pinto pede poderes excecionais para responder à crise da habitação no Algarve

17:21 16 Outubro, 2026 17:22 16 Outubro, 2026

Presidente da Câmara de Loulé alerta para uma emergência na habitação e reclama mais autonomia municipal, financiamento e revisão urgente do PROT

Opinião

O Mikas tem quem o socorra. E os nossos idosos? | Por Luís Ganhão

19:11 14 Outubro, 2026 19:13 14 Outubro, 2026

"O Mikas teve apenas a sorte de encontrar seres humanos preocupados com o seu bem-estar. Há idosos portugueses que não podem dizer o mesmo"

Últimas Notícias

  • São Brás distingue vocalista d’Os Vizinhos com voto de louvor pelo percurso na música
    São Brás distingue vocalista d’Os Vizinhos com voto de louvor pelo percurso na música
  • Algoz celebra Halloween com baile, DJ e concurso de máscaras
    Algoz celebra Halloween com baile, DJ e concurso de máscaras
  • Brisa vai oferecer a carta de condução a cinco jovens: saiba quem pode concorrer e como participar
    Brisa vai oferecer a carta de condução a cinco jovens: saiba quem pode concorrer e como participar
  • Massa de ar polar aproxima-se de Portugal e temperaturas vão descer até aos 4 ºC: estas serão as regiões mais frias
    Massa de ar polar aproxima-se de Portugal e temperaturas vão descer até aos 4 ºC: estas serão as regiões mais frias
  • Telmo Pinto pede poderes excecionais para responder à crise da habitação no Algarve
    Telmo Pinto pede poderes excecionais para responder à crise da habitação no Algarve

Opinião

  • Jovens querem uma fronteira “apenas nos papéis”. Encontro anual na Eurorregião vai debater Resiliência Democrática | Por Susana Helena de Sousa
    Jovens querem uma fronteira “apenas nos papéis”. Encontro anual na Eurorregião vai debater Resiliência Democrática | Por Susana Helena de Sousa
  • Numeiro, o Grande Gatsby português | Por André Leman
    Numeiro, o Grande Gatsby português | Por André Leman
  • Produzir mais. Mas para quem? | Por Luís Ganhão
    Produzir mais. Mas para quem? | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Jovens querem uma fronteira “apenas nos papéis”. Encontro anual na Eurorregião vai debater Resiliência Democrática | Por Susana Helena de Sousa
    Jovens querem uma fronteira “apenas nos papéis”. Encontro anual na Eurorregião vai debater Resiliência Democrática | Por Susana Helena de Sousa
  • Jovens do Algarve, Alentejo e Andaluzia debatem futuro da democracia em encontro transfronteiriço
    Jovens do Algarve, Alentejo e Andaluzia debatem futuro da democracia em encontro transfronteiriço
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal