Estava a conduzir, cometeu uma infração, mas não fazia ideia de quanto poderia vir a ter de pagar pelo seu erro. É o que acontece a muitos condutores que são surpreendidos com multas de valores muito elevados e que não conseguem fazer o pagamento por inteiro. Há situações em que poderá liquidar a sua dívida em prestações, mas há casos em que não terá essa opção.
Quando posso pagar uma multa em prestações?
Se a sua multa for superior a 200 euros, então poderá recorrer à modalidade de pagamento faseado, tal como avança o Ekonomista. A primeira coisa a fazer é enviar o pedido ao presidente da ANSR, mas primeiro terá de preencher o formulário intitulado “Pedido de Pagamento Prestações”.
O valor da multa superior a 200 euros é um dos requisitos para poder fazer o pagamento em prestações, mas há mais regras. Não pode propor que o valor de cada prestação seja inferior a 50 euros e o pagamento da multa não se pode estender por um período superior a 12 meses. Quer isto dizer que tem apenas 1 ano para liquidar a sua dívida.
Para além disso, se falhar o prazo de pagamento de uma das prestações, ficará impedido de prosseguir com essa modalidade de pagamento. Perde a possibilidade de fazer o pagamento faseado, ainda que o valor das prestações seja elevado, e terá de liquidar o resto da multa de uma só vez.
Leia também: Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel