A era dos apps que alertam para a localização de radares de velocidade em Espanha parece estar a chegar ao fim. A Dirección General de Tráfico (DGT) anunciou recentemente que irá multar a utilização destes dispositivos em smartphones, considerando-os ilegais.
Esta medida, que já era aplicada em países como a França, tem como objetivo combater o excesso de velocidade nas estradas e reduzir o número de acidentes. Segundo Pere Navarro, diretor da DGT, “os radares estão aí para salvar vidas, não para serem evitados”.
A DGT irá iniciar a sua ação contra grupos de WhatsApp que partilham informações sobre a localização de radares, multando tanto os administradores como os participantes. Numa fase posterior, a entidade irá focar-se na proibição de apps como o Waze, MapMetrics, Radares Fixos e Móveis ou SocialDrive.
Esta decisão da DGT, de acordo com o Pplware, tem gerado polémica, com alguns a defenderem a sua utilidade na prevenção de acidentes e outros a criticarem a sua interferência na livre circulação. No entanto, a DGT mantém-se firme na sua posição, argumentando que a segurança rodoviária é a sua principal prioridade.
Em Portugal, a utilização de apps que alertam para a localização de radares de velocidade é legal, mas a DGT portuguesa já alertou que está a acompanhar a situação em Espanha e que poderá vir a tomar medidas semelhantes.
O que pode fazer:
- Se utiliza apps que alertam para radares de velocidade, use-as com moderação e apenas quando não estiver a conduzir.
- Esteja atento às novas regras de trânsito e cumpra-as sempre que possível.
- Conduza com segurança e tenha cuidado com o excesso de velocidade.
Leia também: Esta praia de água cristalina é única em Portugal e é digna de visita