A partir da segunda semana de setembro, o preço dos combustíveis vai baixar, especialmente o da gasolina 95. Por isso, pode fazer sentido esperar até ao início da semana para encher o depósito, mesmo que isso signifique que a luz da reserva acenda no painel do seu carro. Se já se perguntou quantos quilómetros pode percorrer depois de a luz da reserva acender, nos automóveis mais modernos, o computador de bordo indica a quantidade de combustível restante. Saiba mais neste artigo que conta com a colaboração da Executive Digest.
Cada marca e modelo têm diferentes limites mas, normalmente, o aviso aparece quando faltam entre 50 a 100 quilómetros de autonomia. Os carros mais recentes têm um indicador que mostra quantos quilómetros ainda pode fazer antes de o combustível acabar, o que facilita essa gestão. Contudo, os veículos mais antigos não dispõem dessa funcionalidade.
Há ainda outro ponto importante a considerar: sempre se ouviu dizer que deixar o tanque quase vazio faz mal ao carro. Mas será que é verdade? Sim, não é bom para o veículo. Em primeiro lugar, conduzir com níveis muito baixos de gasolina pode prejudicar a bomba de combustível, que é responsável pela circulação do combustível desde o depósito até ao sistema de alimentação do motor, sendo uma peça fundamental para o funcionamento correto do veículo. Sempre que o nível de combustível estiver muito baixo, a bomba de combustível, que é lubrificada e refrigerada pelo mesmo, é obrigada a fazer mais esforço, resultando em sobreaquecimento e desgaste da peça. Isto vai reduzir significativamente a vida útil da peça, cuja substituição tem, geralmente, um custo elevado.
Além disso, os carros têm um filtro que retém as impurezas presentes no combustível, as quais tendem a acumular-se no fundo do tanque. Se o nível de combustível estiver demasiado baixo, a concentração dessas partículas aumenta, o que pode entupir o filtro e originar uma avaria, também custosa de resolver.
Ainda entre os riscos de conduzir na reserva está a possibilidade de entrada de ar no sistema de combustível. Isto significa que o funcionamento da bomba condicionado pela falta de combustível poderá causar danos no motor.
Nos carros a diesel, o risco é ainda maior se deixar frequentemente o depósito quase vazio. Isso deve-se à maior densidade do diesel, que facilita o entupimento do filtro. Além disso, estes motores são mais suscetíveis à água que se forma por condensação dentro do tanque. Por isso, as boas práticas recomendam que abasteça o carro quando restarem cerca de 20% da capacidade do tanque.
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