Quando muitos condutores decidem comprar um carro novo, criam a sua própria lista de desejos com tudo o que gostariam de ver no próximo veículo. Entre os extras, alguns são pedidos frequentemente, e há um extra que é o favorito, mas não deveria ser. Saiba agora mais neste artigo com a colaboração do El Motor.
A AutoPacific, uma consultora especializada no setor automóvel, realizou um inquérito a 15.000 condutores que pretendem adquirir um novo veículo nos próximos três anos. Embora tenha sido feito nos Estados Unidos, os resultados são aplicáveis a outros mercados, pois o equipamento dos veículos não varia muito.
O extra mais procurado
Segundo a mesma fonte, “em 2024, o extra mais solicitado é a plataforma de carregamento sem fios para os bancos da frente (44%). Esta funcionalidade não se limita apenas à fila da frente: a segunda característica mais requisitada é o mesmo equipamento, mas para os bancos traseiros (37%).”
É importante recordar que o carregamento sem fios utiliza duas bobinas: a da base, que transmite a energia, e a do telemóvel, que a recebe. Ambas entram em contacto através de um campo magnético, responsável por induzir a corrente alternada para carregar o dispositivo, explica o El Motor.
Neste tipo de carregamento por indução, o telemóvel tem de trabalhar mais, o que gera mais calor e faz com que o dispositivo aqueça rapidamente. Por isso, não é aconselhável deixar o telemóvel na base por mais de 30 minutos. O uso prolongado deste método pode reduzir a vida útil da bateria.
A lista de extras mais procurados pelos compradores inclui ainda os bancos dianteiros com aquecimento e ventilação (37%). Nos Estados Unidos, a maioria dos carros novos já inclui bancos aquecidos, mas não ventilados, o que explica a popularidade deste extra.
Seguem-se os limpa para-brisas com sensor de chuva (36%), o teto de abrir (35%) e a possibilidade de configurar perfis para diferentes condutores (35%).
Em sétimo lugar estão as tomadas de corrente de 120 V (34%), seguidas dos para-sóis para os bancos traseiros (33%), alerta de tráfego cruzado traseiro com travagem de emergência automática (32%) e um compressor de ar integrado (31%) para manter a pressão correcta dos pneus.
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