Os carros elétricos têm sido a escolha de muitos portugueses na hora de comprar um veículo novo. As frequentes oscilações dos preços dos combustíveis deixam de ser uma preocupação e há uma série de despesas que também ficam para trás. É que os carros elétricos estão isentos do pagamento do Imposto Único de Circulação (IUC) e do Imposto Sobre Veículo (ISV). Para além disso, pode carregar o veículo em casa, contudo, há um cuidado que deverá sempre ter.
À medida que os carros elétricos foram ganhando popularidade em Portugal, também passaram a ser mais os pontos de carregamento dentro do nosso país. No entanto, há quem continue a preferir carregar o carro à porta de casa. É que, assim, pode deixá-lo a carregar durante a noite, em vez de ser necessário fazer uma paragem a meio caminho no dia seguinte.
De qualquer forma, se costuma carregar o seu veículo à porta de casa, saiba que não o poderá fazer se não tiver uma garagem e tiver de estacionar o carro em cima do passeio. O que está em causa aqui não é o carregamento do veículo, mas sim o não cumprimento das normas de estacionamento.
Um dos redatores do site Leak foi multado recentemente por estar a carregar o carro à porta de casa. Na verdade, o motivo da coima não era o carregamento, mas sim o facto de o carro estar estacionado em cima do passeio. “Muitas vezes tenho de meter o meu automóvel em cima do passeio, para conseguir passar o cabo do carregador por baixo do portão, e assim conseguir encher a bateria deste Golf elétrico”, relata.
Em três anos nunca foi penalizado por colocar o carro em cima do passeio para o carregar, mas, agora, foi alvo de uma multa no valor de 30 euros. “Sim, tenho de meter o carro em cima do passeio, e isso é obviamente contra as regras, sendo exatamente por isso que não posso contestar a multa”, conclui. Quer isto dizer que pode continuar a carregar o seu veículo à porta de casa, desde que não tenha de o estacionar em cima do passeio para tal.
Leia também: Há uma nova regra para quem viaja com bagagem de mão e não é o peso