Com certeza que quem está habituado a transportar crianças no banco traseiro do seu carro sabe bem que um dos maiores receios é a possibilidade de elas abrirem as portas enquanto o veículo está em movimento, muitas vezes sem terem noção do risco e dos perigos que isso acarreta.
Nos dias que correm, os automóveis já vêm equipados com um sistema de fecho central que permite trancar todas as portas, mas existe outra forma de evitar que as portas traseiras sejam abertas a partir do interior do veículo, segundo o Notícias ao Minuto.
Próximo da fechadura das portas traseiras, há um dispositivo ou uma ranhura que possibilita trancar exclusivamente as portas traseiras, especialmente pensado para a segurança dos mais pequenos. Deste modo, pode deixar as duas portas da frente destrancadas, o que pode ser importante em caso de alguma emergência com uma criança, não perdendo assim tempo a destrancá-las de modo a sair do veículo.
Normalmente, este dispositivo ou ranhura vem identificado com a imagem de uma criança ou de um cadeado. Se não estava ciente desta forma de trancar as portas traseiras, é importante que verifique se o seu automóvel possui este dispositivo na próxima vez que for viajar, sobretudo com crianças.
Leia também: Conheça a praia portuguesa eleita a melhor da Europa onde javalis vão a banhos [vídeo]