Quando está a circular na autoestrada e surge uma portagem, à entrada da via reservada à Via Verde existe sempre um sinal que limita a velocidade a 60 km/h. Mas será que existem mesmo radares nas portagens para controlar a velocidade? Muitos condutores acreditam que existem radares instalados em todas as portagens, apesar de o sistema ser capaz de ler o identificador, mesmo que esteja a circular a uma velocidade superior a 60 km/h.
Apesar de ser necessário cumprir os limites de velocidade, uma visita à secção de “Apoio ao Cliente” do site da Via Verde é suficiente para descobrir que “a Via Verde não tem radares instalados nas portagens, nem tem competência para exercer uma atividade de fiscalização do trânsito”. Por norma, não existem radares nas portagens, contudo, a Via Verde não descarta a possibilidade de em dias específicos estarem ali instalados radares móveis.
Isto porque “apenas as autoridades de viação e trânsito, nomeadamente a Brigada de Trânsito da GNR, têm competência legal de fiscalização e só estas autoridades têm e podem usar radares”, pelo que nada impede a GNR de fazer uma ação de controlo de velocidade em qualquer portagem.
Quer isto dizer que, apesar de, como afirma a Via Verde, não existirem radares instalados nas portagens, tal não significa que caso se passe em excesso de velocidade na via reservada à Via Verde não se corra o risco de se ser multado.
O melhor será, mesmo, nunca exceder os 60 km/h à passagem por uma via reservada à Via Verde. Assim, com ou sem radares, nunca correrá o risco de ser alvo de uma multa por excesso de velocidade.
Leia também: Esta cidade perto do Algarve tem macacos à solta e vista para África