Recentemente, alguns jovens empreendedores investiram na criação de algumas marcas de automóveis “made in Portugal”. No entanto, no passado, já houve marcas nacionais que merecem ser recordadas. Deseja conhecer quais foram os carros de Portugal mais marcantes, certo?
Carros de Portugal que ficaram para a história
Sempre que se fala em grandes marcas de carros, há grandes nomes que nos surgem na memória, como marcas de Itália, Alemanha, E.U.A, entre outras. O nome de Portugal seguramente que não é mencionado, mas ao longo da história surgiram marcas de carros desenhados, fabricados e comercializados no nosso país.
Embora muitos portugueses desconheçam esse facto, no século passado surgiram mais de uma dezena de marcas de carros portuguesas. O nosso país bem tentou vingar na indústria automobilística no século XX, mas não foi bem-sucedido.
A maioria dos carros de Portugal ficou extinta poucos anos após a sua fundação. A falta de incentivos do Estado certamente que contribuiu para esse fim precoce. Apesar da triste realidade das marcas de carros portuguesas do passado não terem conhecido o sucesso desejado, convém não esquecer esses carros portugueses.
1. Alba
Este é um dos carros de Portugal que não vingou. Só foram construídas três unidades do Alba: um carro com estilo italiano, mas com produção em Portugal. Este carro foi integralmente construído na metalúrgica Alba, em Albergaria-a-Velha. A sua produção ocorreu entre 1952 e 1954. O responsável pela produção do Alba foi António Augusto Martins Pereira.
No Museu do Caramulo, podemos encontrar em exposição a unidade original do Alba. Este carro apresentava um motor de 4 cilindros com 1500 cm³ de capacidade e 90 cv de potência. O motor era construído na metalúrgica Alba. O veículo apresentava uma caixa de quatro velocidades. O Alba atingia os 200 km/h de velocidade máxima.
2. DM
Este carro nasceu na Auto Federal Lda, no Porto. Este veículo foi produzido em 1951. Dionísio Mateus construiu este veículo singular que apresentava um motor de 1100 cm3 com quatro cilindros e uma potência de 65 cv.
Este carro pesava 500 kg. Apresentava uma leveza que permitia que atingisse os 170 km/h. O DM é um dos carros de Portugal que ficou para a história.
3. Edfor
A Edfor é uma marca que teve um modelo bem-sucedido. O Edfor Grand Sport foi fabricado em 1937. Este carro é um dos modelos de marcas de Portugal mais antigo. Este modelo tinha um motor V8 da Ford. O Edfor Grand Sport era a pérola da marca criada por Eduardo Ferreirinha, no Porto.
Este modelo atingia os 160km/h. No filme português “Já Se Fabricam Automóveis em Portugal”, o famoso cineasta português Manoel de Oliveira honrou a marca ao conduzir o veículo.
4. MG Canelas
Este é um dos carros de Portugal que não pode ser esquecido. Este modelo apresentava um chassis tubular construído em aço. O automóvel distinguia-se da concorrência, que usava alumínio. Portanto, o MG Canelas queria primar pela diferença entre os carros de corrida da década 50.
O modelo português foi produzido em 1952, em Lisboa. Este carro apresentava um motor de 1500 cm³ com 4 cilindros e 95 cv de potência, revelando uma caixa com quatro velocidades. O MG Canelas podia atingir 195 km/h, como velocidade máxima.
5. Marlei
Este carro foi construído por Mário Moreira Leite. O mecânico usava a base do Opel Olympia Caravan para criar este modelo que merece ser recordado como um dos carros de Portugal mais intrigantes.
O Marley tinha 48 cv provenientes de um motor de 1588 cm³. Este veículo também apresentava uma caixa manual de quatro velocidades. O Marley podia atingir os 160 km/h como velocidade máxima.
6. Olda
Esta marca portuguesa foi criada em Águeda em 1954. O seu nome OLDA deriva de “Oliveira de Águeda”. Devido à qualidade de construção que apresentava e também às capacidades singulares de Joaquim Correia de Oliveira (exímio a pilotar o veículo) e de Ângelo Costa (um mestre na preparação dos motores), o Olda tornou-se “rei das corridas” no nosso país.
Este carro com 80 cv apresentava um motor de 4 cilindros com 1493 cc e 4 velocidades. O peso do Olda era de somente 500 kg. Este automóvel atingia 165 km/h como velocidade máxima. Por isso, merece o seu lugar nesta lista de carros de Portugal.
7. Portaro
Este carro foi produzido pela Fábrica de Máquinas Agrícolas do Tramagal, conhecida pela sigla FMAT. A produção deste jipe português decorreu em meados dos anos 70, em 1976, mais precisamente.
O Portaro apresentou um sucesso considerável, ao contrário da maioria dos carros de Portugal aqui mencionados. Houve vários modelos deste todo-o-terreno. O Portaro 250 foi o mais popular. Este jipe encontrava-se equipado com um motor de 4 cilindros com 71 cv e 2498 de cilindrada.
A marca portuguesa chegou a vender 1000 unidades deste modelo. Além disso, a fábrica produziu quase 7000 exemplares, conjugando as vendas em território nacional e os modelos exportados.
8. Sado
Este carro era interessante. Assemelhava-se ao Smart que é tão popular na atualidade.
Foi no final dos anos 70 do século XX que surgiu esta marca de carros de Portugal. O Sado foi um modelo lançado pelo Grupo Entreposto.
Este modelo serviu para dar continuidade ao projeto criado na Famel de Águeda. Este carro português apresentava um motor de 2 cilindros com 547cc, produzindo 28 cavalos, 4 velocidades.
O seu peso de apenas 480 kg permitia uma leveza importante. A sua velocidade máxima era de 110 km/h. As vendas deste carro foram iniciadas no ano de 1982. O Sado era um carro barato, que custava cerca de 260.000 escudos.
O preço ajudou a que o carro fosse visto como um relativo sucesso. As primeiras 50 unidades do Sado foram vendidas com grande rapidez. O interesse gerado era muito. Havia uma lista de espera, porque o número de modelos disponibilizados para venda era bastante inferior ao número de encomendas.
9. UMM
Este carro era um jipe português, um veículo singular. O nome do carro, UMM, é a sigla de União Metalo-Mecânica. Esta empresa portuguesa foi fundada no ano de 1977 com o propósito de fabricar veículos todo-o-terreno destinados à indústria e à agricultura.
Foram produzidas diversas variantes do modelo, o que permitiu que a marca até tivesse algum sucesso. Apesar disso, a empresa retirou-se do mercado em 2006. Mais uma vez, uma marca de carros de Portugal não vingou. No entanto, o seu feito garantiu-lhe um lugar na história do setor automóvel do nosso país.
10. Veeco
O primeiro desportivo elétrico português é o Veeco RT. Foi a estreia deste tipo de carros “made in Portugal”. Este carro português teve uma produção realizada pela VE, no Entroncamento.
Esta é uma das marcas que procura ser bem sucedida com a sua visão inovadora. Este carro encanta pelo aspeto. Trata-se de um veículo reverse trike de três rodas. O Veeco RT apresenta uma autonomia até 400km e gasta somente 1€ por cada 100km percorridos. Não é um carro histórico, mas quer fazer história.
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