Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto DR
Auto, Nacional

Carros de Portugal que não podem ser esquecidos

Muitos não sabem, mas houve marcas portuguesas de carros. Descubra os carros de Portugal que ficaram para a história

19:47 8 Novembro, 2024 17:15 5 Novembro, 2024 | Francisco Ferreira
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Recentemente, alguns jovens empreendedores investiram na criação de algumas marcas de automóveis “made in Portugal”. No entanto, no passado, já houve marcas nacionais que merecem ser recordadas. Deseja conhecer quais foram os carros de Portugal mais marcantes, certo?

Carros de Portugal que ficaram para a história

Sempre que se fala em grandes marcas de carros, há grandes nomes que nos surgem na memória, como marcas de Itália, Alemanha, E.U.A, entre outras. O nome de Portugal seguramente que não é mencionado, mas ao longo da história surgiram marcas de carros desenhados, fabricados e comercializados no nosso país.

Embora muitos portugueses desconheçam esse facto, no século passado surgiram mais de uma dezena de marcas de carros portuguesas. O nosso país bem tentou vingar na indústria automobilística no século XX, mas não foi bem-sucedido.

A maioria dos carros de Portugal ficou extinta poucos anos após a sua fundação. A falta de incentivos do Estado certamente que contribuiu para esse fim precoce. Apesar da triste realidade das marcas de carros portuguesas do passado não terem conhecido o sucesso desejado, convém não esquecer esses carros portugueses.

1. Alba

Este é um dos carros de Portugal que não vingou. Só foram construídas três unidades do Alba: um carro com estilo italiano, mas com produção em Portugal. Este carro foi integralmente construído na metalúrgica Alba, em Albergaria-a-Velha. A sua produção ocorreu entre 1952 e 1954. O responsável pela produção do Alba foi António Augusto Martins Pereira.

No Museu do Caramulo, podemos encontrar em exposição a unidade original do Alba. Este carro apresentava um motor de 4 cilindros com 1500 cm³ de capacidade e 90 cv de potência. O motor era construído na metalúrgica Alba. O veículo apresentava uma caixa de quatro velocidades. O Alba atingia os 200 km/h de velocidade máxima.

2. DM

Este carro nasceu na Auto Federal Lda, no Porto. Este veículo foi produzido em 1951. Dionísio Mateus construiu este veículo singular que apresentava um motor de 1100 cm3 com quatro cilindros e uma potência de 65 cv.

Este carro pesava 500 kg. Apresentava uma leveza que permitia que atingisse os 170 km/h. O DM é um dos carros de Portugal que ficou para a história.

3. Edfor

A Edfor é uma marca que teve um modelo bem-sucedido. O Edfor Grand Sport foi fabricado em 1937. Este carro é um dos modelos de marcas de Portugal mais antigo. Este modelo tinha um motor V8 da Ford. O Edfor Grand Sport era a pérola da marca criada por Eduardo Ferreirinha, no Porto.

Este modelo atingia os 160km/h. No filme português “Já Se Fabricam Automóveis em Portugal”, o famoso cineasta português Manoel de Oliveira honrou a marca ao conduzir o veículo.

4. MG Canelas

Este é um dos carros de Portugal que não pode ser esquecido. Este modelo apresentava um chassis tubular construído em aço. O automóvel distinguia-se da concorrência, que usava alumínio. Portanto, o MG Canelas queria primar pela diferença entre os carros de corrida da década 50.

O modelo português foi produzido em 1952, em Lisboa. Este carro apresentava um motor de 1500 cm³ com 4 cilindros e 95 cv de potência, revelando uma caixa com quatro velocidades. O MG Canelas podia atingir 195 km/h, como velocidade máxima.

5. Marlei

Este carro foi construído por Mário Moreira Leite. O mecânico usava a base do Opel Olympia Caravan para criar este modelo que merece ser recordado como um dos carros de Portugal mais intrigantes.

O Marley tinha 48 cv provenientes de um motor de 1588 cm³. Este veículo também apresentava uma caixa manual de quatro velocidades. O Marley podia atingir os 160 km/h como velocidade máxima.

6. Olda

Esta marca portuguesa foi criada em Águeda em 1954. O seu nome OLDA deriva de “Oliveira de Águeda”. Devido à qualidade de construção que apresentava e também às capacidades singulares de Joaquim Correia de Oliveira (exímio a pilotar o veículo) e de Ângelo Costa (um mestre na preparação dos motores), o Olda tornou-se “rei das corridas” no nosso país.

Este carro com 80 cv apresentava um motor de 4 cilindros com 1493 cc e 4 velocidades. O peso do Olda era de somente 500 kg. Este automóvel atingia 165 km/h como velocidade máxima. Por isso, merece o seu lugar nesta lista de carros de Portugal.

7. Portaro

Este carro foi produzido pela Fábrica de Máquinas Agrícolas do Tramagal, conhecida pela sigla FMAT. A produção deste jipe português decorreu em meados dos anos 70, em 1976, mais precisamente.

O Portaro apresentou um sucesso considerável, ao contrário da maioria dos carros de Portugal aqui mencionados. Houve vários modelos deste todo-o-terreno. O Portaro 250 foi o mais popular. Este jipe encontrava-se equipado com um motor de 4 cilindros com 71 cv e 2498 de cilindrada.

A marca portuguesa chegou a vender 1000 unidades deste modelo. Além disso, a fábrica produziu quase 7000 exemplares, conjugando as vendas em território nacional e os modelos exportados.

8. Sado

Este carro era interessante. Assemelhava-se ao Smart que é tão popular na atualidade.

Foi no final dos anos 70 do século XX que surgiu esta marca de carros de Portugal. O Sado foi um modelo lançado pelo Grupo Entreposto.

Este modelo serviu para dar continuidade ao projeto criado na Famel de Águeda. Este carro português apresentava um motor de 2 cilindros com 547cc, produzindo 28 cavalos, 4 velocidades.

O seu peso de apenas 480 kg permitia uma leveza importante. A sua velocidade máxima era de 110 km/h. As vendas deste carro foram iniciadas no ano de 1982. O Sado era um carro barato, que custava cerca de 260.000 escudos.

O preço ajudou a que o carro fosse visto como um relativo sucesso. As primeiras 50 unidades do Sado foram vendidas com grande rapidez. O interesse gerado era muito. Havia uma lista de espera, porque o número de modelos disponibilizados para venda era bastante inferior ao número de encomendas.

9. UMM

Este carro era um jipe português, um veículo singular. O nome do carro, UMM, é a sigla de União Metalo-Mecânica. Esta empresa portuguesa foi fundada no ano de 1977 com o propósito de fabricar veículos todo-o-terreno destinados à indústria e à agricultura.

Foram produzidas diversas variantes do modelo, o que permitiu que a marca até tivesse algum sucesso. Apesar disso, a empresa retirou-se do mercado em 2006. Mais uma vez, uma marca de carros de Portugal não vingou. No entanto, o seu feito garantiu-lhe um lugar na história do setor automóvel do nosso país.

10. Veeco

O primeiro desportivo elétrico português é o Veeco RT. Foi a estreia deste tipo de carros “made in Portugal”. Este carro português teve uma produção realizada pela VE, no Entroncamento.

Esta é uma das marcas que procura ser bem sucedida com a sua visão inovadora. Este carro encanta pelo aspeto. Trata-se de um veículo reverse trike de três rodas. O Veeco RT apresenta uma autonomia até 400km e gasta somente 1€ por cada 100km percorridos. Não é um carro histórico, mas quer fazer história.

Leia também: Conheça o truque caseiro e barato que promete acabar com a humidade em casa neste inverno

Casal de reformados triste.
Economia Nacional

Reformados perdem 30.000€ guardados neste banco em 36 minutos: esta foi a resposta da instituição bancária sobre um possível reembolso

11:50 28 Abril, 2026 11:33 28 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Casal português ficou com apenas seis euros na conta após perder 30.000 euros em 36 minutos durante férias no estrangeiro

Algarve

Três homens detidos após perseguição marítima no Algarve em operação contra tráfico de droga

07:00 28 Abril, 2026 07:10 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Perseguição no mar termina com três detidos e apreensão de embarcação suspeita de tráfico ao largo do Algarve

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva em força e trovoadas vão atingir Portugal já a partir desta data e estas serão as regiões afetadas

06:00 28 Abril, 2026 20:37 27 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Instabilidade vai marcar os próximos dias em Portugal, com chuva por vezes forte, trovoadas e vento nestas regiões

Casal de idosos a analisar papéis.
Economia Nacional

Atenção ao IMI: há uma mudança este ano que pode confundir contribuintes

13:00 28 Abril, 2026 12:58 28 Abril, 2026 | João Luís

O pagamento do IMI está a chegar e há uma mudança que pode gerar dúvidas. Saiba o que muda este ano e como evitar surpresas

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia Tech

Especialistas alertam: não deve imprimir o talão no Multibanco e estes são os motivos

18:30 28 Abril, 2026 17:50 28 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Certos gestos no Multibanco podem expor dados pessoais e bancários sem que se aperceba. Saiba porque deve evitar imprimir o talão após uma operação

Trovoada.
Tempo

Vem aí um “festival elétrico” no céu: mau tempo chega neste dia com trovoadas, granizo e ventos fortes e estas serão as regiões mais castigadas

11:00 28 Abril, 2026 10:50 28 Abril, 2026 | João Luís

A instabilidade vai aumentar: veja quando chegam as trovoadas, o granizo e o vento forte e quais as regiões mais expostas

Mosquito. Crédito: Freepik
Nacional Saúde

Alerta de saúde: mosquito invasor capaz de portar uma das doenças mais transmitidas já foi detetado nestes 28 concelhos do país

19:00 28 Abril, 2026 23:48 27 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Nova vigilância de saúde pública revela que uma espécie invasora associada à dengue alargou presença em Portugal em 2025

Algarve

Moncarapacho quer afirmar-se no mapa cultural do Algarve

18:40 28 Abril, 2026 18:50 28 Abril, 2026 | Henrique Dias Freire

A freguesia de Moncarapacho assinala 555 anos e quer transformar a sua herança histórica num motor de afirmação cultural no Algarve

Palácio de Tavira. Crédito: Palácio de Tavira DR
Algarve Economia

Algarve no mapa: americanos consideram este Palácio em Tavira como um dos 30 melhores novos hotéis do mundo

16:30 28 Abril, 2026 17:32 28 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Palácio de Tavira foi distinguido pela Condé Nast Traveler na Hot List 2026, que reúne alguns dos melhores novos hotéis, restaurantes e cruzeiros do mundo

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia Europe Direct Algarve

Adeus reforma? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data

06:00 25 Abril, 2026 17:10 25 Abril, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Idosa a contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Banco de Portugal ‘avisa’: pagamentos em dinheiro acima deste valor são proibidos em Portugal

20:20 25 Abril, 2026 00:33 25 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Valor máximo para pagamentos em dinheiro em Portugal fica abaixo do novo teto europeu, que entrará em vigor a 10 de julho do próximo ano

Avião da Ryanair no aeroporto.
Algarve Economia

Faro e Porto perdem voos diretos após decisão da Ryanair em Berlim

17:33 27 Abril, 2026 17:39 27 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Quebra de voos da Ryanair ameaça turismo na época baixa com menos ligações diretas e redução significativa de lugares entre Alemanha e Portugal

Algarve Cultura

Novo espaço multiúsos inaugurado em Faro reforça apoio aos jovens

18:50 28 Abril, 2026 18:49 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Juventude ganha novo espaço no coração de Faro com áreas de lazer, formação e criação, num investimento municipal de 500 mil euros

Médicos a realizar tratamento. Crédito: Foto AI
Europe Direct Algarve Saúde

Europa está a preparar novo tratamento ‘revolucionário’ para esta doença que afeta milhões de pessoas acima desta idade

16:00 27 Abril, 2026 15:16 27 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Esta tecnologia, que poderá chegar aos mercados da UE em 2028, pode revolucionar o tratamento de uma doença que afeta milhões de pessoas

Algarve Cultura

“O Avesso da Cena” termina primeira temporada em Tavira

18:16 28 Abril, 2026 18:16 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Teatro Municipal de Tavira encerra temporada de visitas aos bastidores com sessão no sábado após meses de lotação esgotada

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia Saúde

Especialista alerta: não compre melancias e meloas se já estiverem cortadas desta forma e esta é a razão

18:00 27 Abril, 2026 15:53 27 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Com o calor, melancias e meloas começam a encher as bancas, mas uma nutricionista alerta para um detalhe que poucos reparam e pode fazer toda a diferença

Casal de reformados triste.
Economia, Nacional

Reformados perdem 30.000€ guardados neste banco em 36 minutos: esta foi a resposta da instituição bancária sobre um possível reembolso

11:50 28 Abril, 2026 11:33 28 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Casal português ficou com apenas seis euros na conta após perder 30.000 euros em 36 minutos durante férias no estrangeiro

Algarve

Três homens detidos após perseguição marítima no Algarve em operação contra tráfico de droga

07:00 28 Abril, 2026 07:10 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Perseguição no mar termina com três detidos e apreensão de embarcação suspeita de tráfico ao largo do Algarve

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva em força e trovoadas vão atingir Portugal já a partir desta data e estas serão as regiões afetadas

06:00 28 Abril, 2026 20:37 27 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Instabilidade vai marcar os próximos dias em Portugal, com chuva por vezes forte, trovoadas e vento nestas regiões

Casal de idosos a analisar papéis.
Economia, Nacional

Atenção ao IMI: há uma mudança este ano que pode confundir contribuintes

13:00 28 Abril, 2026 12:58 28 Abril, 2026 | João Luís

O pagamento do IMI está a chegar e há uma mudança que pode gerar dúvidas. Saiba o que muda este ano e como evitar surpresas

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia, Tech

Especialistas alertam: não deve imprimir o talão no Multibanco e estes são os motivos

18:30 28 Abril, 2026 17:50 28 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Certos gestos no Multibanco podem expor dados pessoais e bancários sem que se aperceba. Saiba porque deve evitar imprimir o talão após uma operação

Trovoada.
Tempo

Vem aí um “festival elétrico” no céu: mau tempo chega neste dia com trovoadas, granizo e ventos fortes e estas serão as regiões mais castigadas

11:00 28 Abril, 2026 10:50 28 Abril, 2026 | João Luís

A instabilidade vai aumentar: veja quando chegam as trovoadas, o granizo e o vento forte e quais as regiões mais expostas

Mosquito. Crédito: Freepik
Nacional, Saúde

Alerta de saúde: mosquito invasor capaz de portar uma das doenças mais transmitidas já foi detetado nestes 28 concelhos do país

19:00 28 Abril, 2026 23:48 27 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Nova vigilância de saúde pública revela que uma espécie invasora associada à dengue alargou presença em Portugal em 2025

Algarve

Moncarapacho quer afirmar-se no mapa cultural do Algarve

18:40 28 Abril, 2026 18:50 28 Abril, 2026 | Henrique Dias Freire

A freguesia de Moncarapacho assinala 555 anos e quer transformar a sua herança histórica num motor de afirmação cultural no Algarve

Palácio de Tavira. Crédito: Palácio de Tavira DR
Algarve, Economia

Algarve no mapa: americanos consideram este Palácio em Tavira como um dos 30 melhores novos hotéis do mundo

16:30 28 Abril, 2026 17:32 28 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Palácio de Tavira foi distinguido pela Condé Nast Traveler na Hot List 2026, que reúne alguns dos melhores novos hotéis, restaurantes e cruzeiros do mundo

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia, Europe Direct Algarve

Adeus reforma? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data

06:00 25 Abril, 2026 17:10 25 Abril, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Idosa a contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Banco de Portugal ‘avisa’: pagamentos em dinheiro acima deste valor são proibidos em Portugal

20:20 25 Abril, 2026 00:33 25 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Valor máximo para pagamentos em dinheiro em Portugal fica abaixo do novo teto europeu, que entrará em vigor a 10 de julho do próximo ano

Avião da Ryanair no aeroporto.
Algarve, Economia

Faro e Porto perdem voos diretos após decisão da Ryanair em Berlim

17:33 27 Abril, 2026 17:39 27 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Quebra de voos da Ryanair ameaça turismo na época baixa com menos ligações diretas e redução significativa de lugares entre Alemanha e Portugal

Algarve, Cultura

Novo espaço multiúsos inaugurado em Faro reforça apoio aos jovens

18:50 28 Abril, 2026 18:49 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Juventude ganha novo espaço no coração de Faro com áreas de lazer, formação e criação, num investimento municipal de 500 mil euros

Médicos a realizar tratamento. Crédito: Foto AI
Europe Direct Algarve, Saúde

Europa está a preparar novo tratamento ‘revolucionário’ para esta doença que afeta milhões de pessoas acima desta idade

16:00 27 Abril, 2026 15:16 27 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Esta tecnologia, que poderá chegar aos mercados da UE em 2028, pode revolucionar o tratamento de uma doença que afeta milhões de pessoas

Algarve, Cultura

“O Avesso da Cena” termina primeira temporada em Tavira

18:16 28 Abril, 2026 18:16 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Teatro Municipal de Tavira encerra temporada de visitas aos bastidores com sessão no sábado após meses de lotação esgotada

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia, Saúde

Especialista alerta: não compre melancias e meloas se já estiverem cortadas desta forma e esta é a razão

18:00 27 Abril, 2026 15:53 27 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Com o calor, melancias e meloas começam a encher as bancas, mas uma nutricionista alerta para um detalhe que poucos reparam e pode fazer toda a diferença

Últimas Notícias

  • Alerta de saúde: mosquito invasor capaz de portar uma das doenças mais transmitidas já foi detetado nestes 28 concelhos do país
    Alerta de saúde: mosquito invasor capaz de portar uma das doenças mais transmitidas já foi detetado nestes 28 concelhos do país
  • Novo espaço multiúsos inaugurado em Faro reforça apoio aos jovens
    Novo espaço multiúsos inaugurado em Faro reforça apoio aos jovens
  • Moncarapacho quer afirmar-se no mapa cultural do Algarve
    Moncarapacho quer afirmar-se no mapa cultural do Algarve
  • Especialistas alertam: não deve imprimir o talão no Multibanco e estes são os motivos
    Especialistas alertam: não deve imprimir o talão no Multibanco e estes são os motivos
  • “O Avesso da Cena” termina primeira temporada em Tavira
    “O Avesso da Cena” termina primeira temporada em Tavira
  • Fez isto com o Cartão de Cidadão? Multas podem chegar aos 750€
    Fez isto com o Cartão de Cidadão? Multas podem chegar aos 750€

Opinião

  • A lição húngara para a Europa | Por Sérgio Humberto
    A lição húngara para a Europa | Por Sérgio Humberto
  • A ópera bufa e o abismo | Por Luís Ganhão
    A ópera bufa e o abismo | Por Luís Ganhão
  • Impermanência. Flexibilidade. Acreditar | Por Andrea Moura
    Impermanência. Flexibilidade. Acreditar | Por Andrea Moura
  • Peregrinação em segurança | Por Mafalda Lopes
    Peregrinação em segurança | Por Mafalda Lopes
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Europa está a preparar novo tratamento ‘revolucionário’ para esta doença que afeta milhões de pessoas acima desta idade
    Europa está a preparar novo tratamento ‘revolucionário’ para esta doença que afeta milhões de pessoas acima desta idade
  • A lição húngara para a Europa | Por Sérgio Humberto
    A lição húngara para a Europa | Por Sérgio Humberto
  • O ano de 2026 trouxe novas regras ao volante: conheça as mudanças na carta de condução já em vigor na União Europeia
    O ano de 2026 trouxe novas regras ao volante: conheça as mudanças na carta de condução já em vigor na União Europeia
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal