Há quem estacione fora dos lugares destinados ao estacionamento de veículos sem depois ter qualquer multa para pagar porque nenhum agente de autoridade passou nas imediações. No entanto, este cenário vai agora mudar com as câmaras que permitem multar automaticamente o estacionamento abusivo. O sistema foi anunciado em agosto do último ano e deverá começar a funcionar no próximo mês de março.
A cidade do Porto vai ser a primeira a implementar este sistema, sendo que numa fase inicial as câmaras serão instaladas em, pelo menos, dois carros de serviço. Segundo avança a NiT, os aparelhos serão colocados no tejadilho dos automóveis e o software vai identificar as viaturas mal estacionadas, seguindo-se um registo fotográfico das matrículas. Posteriormente, cabe ao polícia de serviço efetuar a cobrança da multa.
Por exemplo, se existir uma fila com vários veículos mal estacionados, estas novas câmaras irão fotografar todas as matrículas e a multa será atribuída automaticamente aos condutores de todos os veículos. Assim sendo, como o polícia já não tem de passar a multa pessoalmente, deixa de haver a possibilidade de alguns dos condutores escaparem à coima pelo facto de o agente de autoridade não ter tido tempo de chegar até ao seu veículo.
Em março, este novo sistema de vigilância chega ao Porto, não existindo ainda qualquer informação sobre a possibilidade de este se estender ao resto do país. De salientar que, em 2023, foram emitidas mais de 33.000 coimas por estacionamento abusivo e 15.515 veículos foram rebocados.
Leia também: Conhece o truque dos dez minutos? Promete ajudar a secar a roupa sem máquina