Os sistemas de retenção infantil são fundamentais para garantir a segurança das crianças durante as viagens de automóvel. No entanto, é crucial que estes sistemas sejam adequados ao tamanho da criança e estejam em conformidade com as regras e normas de homologação da União Europeia, caso contrário, os menores poderão estar em risco.
Normas de Homologação Existentes
Até agora, coexistiam dois regulamentos na produção de sistemas de retenção infantil na UE:
- Norma ECE R44: Classifica as cadeiras com base no peso da criança, entre 0 e 36 quilos.
- Norma ECE R129 (i-Size): Introduzida em 2013, classifica as cadeiras com base na altura da criança, variando entre os 105 e 150 centímetros. Este regulamento também inclui testes de impacto lateral, que não são contemplados pela norma ECE R44, e utiliza manequins mais avançados para os testes de homologação.
Mudanças a Partir de 1 de Setembro
A partir de 1 de setembro deste ano, haverá uma mudança significativa: apenas o regulamento ‘i-Size’ estará em vigor na União Europeia, como explica o Executive Digest. Este passo visa simplificar e modernizar a regulamentação das cadeiras infantis, garantindo uma maior segurança para os pequenos passageiros. Assim, as cadeiras infantis passarão a ser categorizadas exclusivamente com base na altura da criança, proporcionando uma adaptação mais precisa e segura.
Fim da Produção de Cadeiras R44
Embora esta transição possa parecer repentina, a mudança já estava em curso. Desde setembro de 2023, os fabricantes europeus deixaram de produzir sistemas de retenção infantil sob a norma ECE R44, focando-se exclusivamente na produção de modelos compatíveis com os padrões ‘i-Size’.
O Que Significa para os Pais?
Para os pais, esta mudança implica uma adaptação na hora de adquirir novas cadeiras infantis. A partir de agora, todas as cadeiras vendidas deverão cumprir os critérios ‘i-Size’. No entanto, é importante destacar que não é obrigatório que todas as famílias substituam imediatamente as suas cadeiras atuais. Durante os próximos oito anos, será permitido o uso de cadeiras homologadas pela norma ECE R44, proporcionando um período de transição suave.
Com a unificação das normas de homologação para cadeiras infantis na União Europeia, espera-se uma maior segurança e facilidade na escolha dos sistemas de retenção. “Os testes de impacto lateral e os manequins mais modernos garantem que as cadeiras ‘i-Size’ oferecem um nível de proteção superior”, realça a nova regulamentação. Assim, a partir de 1 de setembro, os pais podem sentir-se mais confiantes ao adquirirem cadeiras infantis, sabendo que estão a optar por equipamentos que seguem os mais recentes e rigorosos padrões de segurança.
Estas regras representam um passo importante na proteção das crianças em viagens de automóvel, simplificando o processo de compra e garantindo que todos os novos sistemas de retenção atendem aos critérios mais modernos e eficazes.
Leia também: Conheça a praia do Algarve que está deserta até no verão