Em comunicado, a autarquia vila-realense refere ter colocado sinalética nas principais áreas comerciais das três freguesias, alertando para a obrigatoriedade do uso de máscara e para a necessidade de manutenção do distanciamento social e higienização frequente das mãos.
No que se refere aos serviços autárquicos, a autarquia está a promover a “reabertura faseada, em regime de turnos semanais rotativos e trabalho à distância”, acrescenta.
O município está “a fornecer todos os equipamentos de proteção individual de forma a minimizar a propagação do vírus, quer entre os funcionários e colaboradores, quer entre os munícipes”.
No sentido de auxiliar os comerciantes nesta nova fase uma comitiva liderada pela presidente do município fez um conjunto de visitas institucionais a estabelecimentos e espaços comerciais das freguesias de Vila Real de Santo António, Monte Gordo e Vila Nova de Cacela.
Portugal contabiliza 1.105 mortos associados à covid-19 em 26.715 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia.
Relativamente ao dia anterior, há mais 16 mortos (+1,4%) e mais 533 casos de infeção (+2%).
Das pessoas infetadas, 874 estão hospitalizadas, das quais 135 em unidades de cuidados intensivos, e o número de casos recuperados passou de 2.076 para 2.258.
Esta nova fase de combate à covid-19 prevê o confinamento obrigatório para pessoas doentes e em vigilância ativa, o dever geral de recolhimento domiciliário e o uso obrigatório de máscaras ou viseiras em transportes públicos, serviços de atendimento ao público, escolas e estabelecimentos comerciais.